INFORUSO 2015: assuntos urgentes sobre tecnologia na capital mineira

Temas relevantes no maior evento de tecnologia da informação e inteligência digital de Minas Gerais, promovido pela SUCESU Minas no último dia 20.


Na última terça-feira (20), Belo Horizonte sediou a 31ª edição do INFORUSO, maior evento de tecnologia da informação e inteligência digital de Minas Gerais, e um dos mais expressivos do Brasil, promovido pela SUCESU Minas.

Na ordem do dia nas discussões: as principais novidades e tendências tecnológicas mundiais nas áreas de segurança, esportes, mobilidade e economia compartilhada. O evento lotou o auditório do Teatro Bradesco, com três painéis, um deles com foco internacional, e duas palestras com temas relevantes para o cotidiano do Brasil e do mundo envolvendo tecnologia.

A abertura oficial do evento foi feita pelo presidente executivo da SUCESU Minas, Leonardo Bortoletto, que fez uma apresentação geral da edição, agradeceu a presença das autoridades, palestrantes e público, destacando a importância dos patrocinadores e apoios para a realização do debate. Logo depois, foi feita a apresentação dos finalistas ao Prêmio SUCESU Minas de Destaques do ano.

O Ministro dos Esportes, George Hilton, fez a conferência de abertura evento, apresentando os principais destaques das Olimpíadas 2016, que contarão com um aporte de investimentos da ordem de 37 bilhões de reais de acordo com dados do Portal Olimpíadas.org, incluindo aí aspectos tecnológicos. “A tecnologia é indispensável, principalmente, a da informação. Jamais imaginaríamos três décadas atrás que hoje transmitiríamos um evento por meio de telefones móveis. Atualmente, 50 milhões de brasileiros usam dispositivos mobile para acessar a internet”, destacou o ministro.

Antes do primeiro painel, o cientista chefe da IBM, Fábio Gandour, apresentou uma palestra sobre Computação Cognitiva.

Primeiro Painel:

Com o tema “Olimpíadas 2016 – os desafios tecnológicos”, e mediador o jornalista e sociólogo Paulo Leite, o painel contou com a presença do assessor de tecnologia do Ministério do Esporte; José Pedro Varlotta; do gerente geral de Estratégica e Marketing do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Helbert River Mendes da Costa; da fundadora e diretora da Lacerda Inteligência de Segurança Publica e Empresarial, Mônica Mara Ferreira Lacerda; o CEO do Módulo, Fernando Nery e o Consultor em Gestão Estratégica de Pessoas em Projetos de Tecnologia, Reinaldo Pargas.

Após o intervalo para o almoço, o evento recomeçou com a posse da nova diretoria da SUCESU Nacional, solenidade que contou com representantes do Governo de Minas Gerais e da Prefeitura de Belo Horizonte, entre eles o Secretário de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa; o presidente do SEBRAE e da FIEMG, Olavo Machado; o presidente da PRODEMGE, Paulo Moura e representando a PBH, Lauro Nogueira.

Segundo Painel:

Com o tema “Israel tecnológica: terra prometida da inovação”, e mediação de André Lajst, o painel contou com a participação de autoridades internacionais no assunto, que compartilharam cases de sucesso sobre segurança em nível internacional e que se reuniram para discutir o rumo

das novas tecnologias de segurança para a vida das pessoas. Participam do painel, Reda Mansour, Embaixador de Israel no Brasil; Ernesto Pesochinsky, representante da Mobileye na América Latina; Effi Bergida, diretor de telecomunicações no Escritório do Cientista Chefe de Israel; Lior Etz Aharon, diretor de vendas para a América Latina da Fourier Education, e Rafael Vulej, especialista em Cyber Segurança e diretor geral da Provide Consulting.

A prévia do terceiro painel foi feita pelo palestrante Alessandro Leal, do Google.

Terceiro Painel:

Fechando o evento em grande estilo, um tema que está na ordem do dia nos noticiários nacionais: “Uberização da economia: somos todos taxistas?”, discutindo de maneira ampla e mais aprofundada esta nova realidade vivida pela economia, com o rompimento do modelo tradicional de prestação de serviços, que passa agora a ser feito via aplicativos mobile. O debate, mediado pelo vice-presidente de Sustentabilidade da SUCESU Minas, Roberto Francisco de Souza, reuniu Miguel Correa Júnior, Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais; Pablo César de Souza (Pablito), vereador, representando a Câmara Municipal de Belo Horizonte; Marcos Antônio Mandacaru, Chefe do Escritório Estratégico de Prioridades na FIEMG e Henrique Portugal, músico do Skank, empresário do Pleimo e produtor musical.

O INFORUSO 2015 contou ainda com o INFORUSO Experience, com o apoio dos patrocinadores do evento, e da apresentação do Programa Minas Digital, pelo Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa Júnior.

O encerramento do evento contou com um coquetel de confraternização para os participantes, com sorteio de prêmios dos patrocinadores e entrega do Prêmio SUCESU Minas 2015.

Blog

Você também pode gostar

Torne-se um associado

Seja um associado da Sucesu

Teremos muito prazer em responder a quaisquer perguntas que possa ter e ajudá-lo a determinar sua jornada com a Sucesu.

Alguns Beneficios do Associado
Como funciona o processo?
1

Você envia suas dúvidas por formulário

2

Entramos em contato e agendamos uma reunião

3

Enviamos a proposta para você se associar

Entre em contato com a Sucesu