Convergência Educacional: Desafios de empresas e escolas na era dos robôs

Estamos em meio a um movimento sem precedentes na história da humanidade: depois de três revoluções industriais, entramos, já há algum tempo, na Revolução Digital, também denominada 4a. Revolução Industrial. O que esta tem de diferente das demais? Escala, escopo, complexidade e velocidade extraordinárias, aplicadas a uma convergência de tecnologias – físicas, biológicas e digitais – que geram novíssimos produtos, serviços e imensas possibilidades de avanços na Medicina, no Direito e em quase todas as outras áreas profissionais. Mas também suscitam inúmeras e inusitadas preocupações éticas e sociais.

Conceitos como Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Machine Learning, Robótica, Automação,  Computação Cognitiva, Cloud Computing e incontáveis outros, desconhecidos há poucos anos – ou meses – revolucionam nosso dia a dia e são embarcados em cada vez mais complexos smartphones e equipamentos fixos e móveis, nas peças de vestuário e, em breve, no próprio cérebro humano, para, quem sabe, aumentar sua capacidade.

Diante desta onda avassaladora, muitos negócios desaparecerão e muitos surgirão. Milhões de empregos  serão eliminados, pela substituição do ser humano por algoritmos inteligentes, mas muitos outros  serão também criados. Será que em número suficiente? Para as mesmas pessoas ou exigirão tão novas competências que não haverá tempo para adaptação? O que fazer com a possível horda de milhões de desempregados tecnológicos? A sociedade será a mesma depois do advento deste verdadeiro tsunami?

Empresas e instituições educacionais – parceiras naturais, pois uma forma o capital humano imprescindível para a outra –  precisam se familiarizar inteiramente com o fenômeno, abrir-se para a inovação/reinvenção e estreitar seus laços, para superarem juntas os desafios e usufruírem das enormes possibilidades que se abrirão com a Revolução Digital. Este é o objetivo principal deste evento: discutir esta relação e encontrar caminhos, juntos.

Participe! Inscrições aqui: http://goo.gl/9BRGoa 

31 DE AGOSTO | 8:00 ÀS 14:00
Fundação Getúlio Vargas | Auditório FGV/IBS – Avenida Prudente de Morais, 444. Cidade Jardim. BH.

 

 

Blog

Você também pode gostar

Torne-se um associado

Seja um associado da Sucesu

Teremos muito prazer em responder a quaisquer perguntas que possa ter e ajudá-lo a determinar sua jornada com a Sucesu.

Alguns Beneficios do Associado
Como funciona o processo?
1

Você envia suas dúvidas por formulário

2

Entramos em contato e agendamos uma reunião

3

Enviamos a proposta para você se associar

Entre em contato com a Sucesu