6G e smart city: qual será o impacto da tecnologia?

Vivemos uma época em que a tecnologia está amplamente presente em nossas vidas. Tanto que avanços científicos como a tecnologia 6G e a smart city (cidade do futuro) não parecem ser uma realidade presente apenas nos filmes de ficção científica.

Ambos estão diretamente relacionados à utilização de dados na urbanização. Assim, é possível promover sustentabilidade ambiental, segurança, qualidade de vida e maior eficiência em centros urbanos de diferentes tamanhos.

Neste artigo, mostraremos para você como a tecnologia 6G transformará o futuro e o que sabemos sobre ela. E, claro, de que forma esse recurso está relacionado com as smart cities.

Smart cities ou cidades inteligentes na prática  

 

Mas, afinal, o que é uma Smart City (ou cidade do futuro) na prática? Conhecidas também como cidades inteligentes, elas usam a tecnologia como uma via para garantir uma vida mais eficiente, sustentável e segura para os seus habitantes.

Por meio desse projeto urbanístico futurista, é possível analisar, monitorar e melhorar, em tempo real, os centros urbanos. Mas, para chegar a este nível de organização, é necessário promover mudanças de infraestrutura, para que novas tecnologias possam funcionar e ser implementadas. 

Em uma cidade do futuro tudo está conectado à internet, de carros a drones, de sensores de roupas a servidores remotos de edifícios inteiros. Ela contará com recursos como a Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA), big data e carros autônomos, para promover um modelo de vida mais confortável, responsável e sustentável.  

Para manter conectados e funcionando uma quantidade tão grande de dispositivos inteligentes, é fundamental ter uma rede móvel capaz de suportá-los. É aí que entra a tecnologia 6G.

O que sabemos sobre a tecnologia 6G? 

Ainda em fase de implantação no mundo, o 6G é a próxima geração de redes móveis. Essa tecnologia irá suceder e “substituir” o 5G. Entretanto, um dos maiores desafios, inclusive para os seus criadores, é definir qual será a sua finalidade, a sua real capacidade e como ela será utilizada.

Segundo estimativas, pode ser que ela não esteja funcional até a próxima década. Já algumas gigantes do setor, como a chinesa Huawei, acreditam que o 6G poderá ser aplicável já em 2030. 

Porém já dá para imaginar como ela será. A ideia é que o 6G, por exemplo, opere em uma velocidade de conexão de 1 Tb/s e em uma frequência de 1 THz (muito superior aos 100 Mb/s permitidos pela 5G). Isso só será possível com investimentos robustos em novas tecnologias, como:

  • Processadores.

  • Componentes.

  • Fornecedores de energia. 

  • Antenas.

  • Retransmissores.

  • Toda e qualquer infraestrutura para receber o 6G.

De uma coisa, podemos ter certeza: a Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA) e o 6G são três avanços promissores que possibilitarão a existência das smart cities.

Do 5G ao 6G nas smart cities

Atualmente, já é possível afirmar que o 5G e o 6G são duas das tecnologias mais significativas para o modelo de cidades inteligentes.

É importante observar ambos os tamanhos das bandas sob a perspectiva das transformações tecnológicas e como elas lidam com o projeto de smart city. Por exemplo, o 4G não foi criado para esse tipo de projeto, nem para acompanhar a expansão da IoT.

Em função disso, foi necessário criar uma rede de transição para suprir as novas necessidades de conexão de cidades, estados e países inteiros. Para tanto, foi desenvolvido o 5G.

Porém, com o tempo, ficou claro que o 5G também não seria capaz de suplantar os novos avanços tecnológicos e as novas necessidades de conexões. Por isso, foi criado um movimento para a criação do 6G, que, por enquanto, promete atender às demandas atuais.

Como a tecnologia 6G transformará o futuro de uma smart city?

Em uma cidade inteligente (smart city) todas as coisas do nosso cotidiano estarão conectadas a redes de dados. E a que trará um amplo tamanho de banda para lidar com elas será o 6G. 

Com o 6G, será possível manter milhares de dispositivos inteligentes conectados ao mesmo tempo e em alta velocidade. 

Carros autônomos, sistemas de trânsito, câmeras, relógios, sensores de diferentes tipos, servidores para prédios públicos ou privados, entre outros equipamentos, estarão interligados e integrados em tempo real.

Entretanto, conforme adiantamos em outro tópico, ainda é necessário compreender quais serão as finalidades, a real capacidade e como será utilizada a tecnologia 6G em uma smart city.

Fique por dentro do universo tecnológico com a Sucesu Minas

A Sucesu Minas é uma sociedade anônima atuante e referência em inovação tecnológica em Minas Gerais. Há 50 anos promovemos iniciativas e conteúdos, como debates, eventos e troca de experiências sobre diversos temas e campos das áreas de Tecnologia e Inovação.

Estamos sempre atentos às novas tendências em tecnologia e fazemos questão de trazê-las em nosso blog, a fim de debater cada uma delas. 

 

Continue lendo e acompanhando nossos artigos e, claro, fica o convite para você nos conhecer. Será um prazer tê-lo(a) conosco.

Blog

Você também pode gostar

Torne-se um associado

Seja um associado da Sucesu

Teremos muito prazer em responder a quaisquer perguntas que possa ter e ajudá-lo a determinar sua jornada com a Sucesu.

Alguns Beneficios do Associado
Como funciona o processo?
1

Você envia suas dúvidas por formulário

2

Entramos em contato e agendamos uma reunião

3

Enviamos a proposta para você se associar

Entre em contato com a Sucesu