O estado de Minas Gerais é conhecido por ser um dos principais pontos de tecnologia do Brasil. Afinal, de acordo com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), o estado mineiro é a segunda unidade federativa em números de startups ativas. Toda essa representatividade pode ser vista na cidade de Santa Rita do Sapucaí, localizada no Sul de Minas, que é conhecida como o “Vale da Eletrônica”.

Com distância de 316 quilômetros para a capital do estado, o município, com pouco mais de 43 mil habitantes, de acordo com levantamento do IBGE em 2019, ganhou o apelido de “Vale da Eletrônica” pela vasta quantidade de empresas e centros de educação. Além disso, a cidade mineira também recebe diversos eventos e feiras de tecnologia. Ou seja, junto às mais de 200 empresas, esse município se destaca como um dos principais pólos de tecnologia do país.

O que é um polo de tecnologia?

Não é necessariamente um único espaço físico, como o caso da cidade de Santa Rita do Sapucaí, um polo de inovações é a denominação de um centro tecnológico e de negócios que, segundo o Ministério da Educação, tem como objetivo “promover o aumento da competitividade e da produtividade da economia nacional, por meio do desenvolvimento da pesquisa aplicada e da qualificação de recursos humanos para ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I)”.

No Brasil, além da cidade mineira, outros distritos também contam com polos de tecnologia. Olhando somente para o sudeste, temos o San Pedro Valley, em Belo Horizonte; e a cidade paulista de São José do Campos, que conta com o Parque Tecnológico e o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica).

Como nasceu o polo de inovações em Santa Rita de Sapucaí?

Situado em uma posição estratégica, o Vale da Eletrônica está a 316 quilômetros de Belo Horizonte, 200 quilômetros de São Paulo e a 370 quilômetros da capital do estado do Rio de Janeiro. Até os anos 1950, a cidade era tradicionalmente conhecida por outra atividade – exercida até hoje: a produção de café e de leite.

Mas, em 1959, a história da cidade começou a mudar por meio de Luzia Rennó Sinhá Moreira que, após observar em viagens ao exterior a necessidade do investimento em tecnologia, abriu em sua cidade natal, a Escola Técnica de Eletrônica (ETE). 

A cidade continuou esse trabalho, mesmo após seu falecimento em 1963 e, no ano seguinte, inaugurou o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), considerada a primeira instituição de ensino no país voltada para formação de engenheiros com foco em telecomunicações Durante as crises internacionais do petróleo, que afetaram o setor de telecomunicações, esse movimento levou a criação de novas empresas, por meio desses estudantes na cidade de Santa Rita do Sapucaí. 

Pulando para a década de 1980, já com as iniciativas de incubação de empresas na cidade, o então prefeito Paulo Frederico de Toledo, conhecido como Paulinho Dentista, passou a incentivar a criação de micro e pequenas companhias na cidade, pagando o aluguel dessas empresas por dois anos.

Criação do Vale da Eletrônica

Com todo o movimento de tecnologia na cidade, as lideranças locais, ao lado do poder público, criaram, em referência ao Vale do Silício, o nome Vale da Eletrônica, com a função de estimular as atuais e novas empresas por meio das políticas e programas de incubação.

Essa estratégia alcançou o resultado desejado e, hoje, a cidade de Santa Rita do Sapucaí é reconhecida nacionalmente como um dos principais pólos tecnológicos do país, atraindo a atenção de empresas, feiras e eventos que têm como foco o desenvolvimento de novas tecnologias.

Influência do Vale da Eletrônica na tecnologia brasileira

Atualmente, as mais de 200 empresas tecnológicas que estão localizadas na cidade mineira oferecem soluções em escala global. Segundo reportagem do jornal Estado de Minas, só em lançamento de equipamentos e tecnologia, as companhias exportam produtos para 41 países.

No dia a dia dos brasileiros, é possível encontrar inovações que tiveram as mãos dos profissionais de tecnologia da cidade mineira. O grande exemplo é a TV Digital, que já está presente em todo o território nacional e teve a participação do polo na fabricação de componentes para o Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD).

Outra grande importância das companhias tecnológicas de Santa Rita do Sapucaí é vista pelos brasileiros a cada 2 anos: a urna eletrônica. Afinal, o polo industrial mineiro é responsável por toda elaboração e confecção das urnas utilizadas no território nacional para eleger os representantes de cada cidade, estado e da nação.

Cidade participa da implantação da rede 5G

A história de inovação e de tecnologia da cidade só continua crescendo. Em 2019, em parceria com duas companhias, Santa Rita do Sapucaí foi a 2ª cidade do Brasil a ativar a rede de testes da tecnologia 5G dentro do Inatel, auxiliando nos trabalhos para o início da rede neste ano de 2020.

Ao iniciar os trabalhos em 2019, o Instituto Nacional de Telecomunicações, por meio de seus pesquisadores, encontrou, além dos três desafios globais no desenvolvimento da rede, como a alta vazão dos dados, aumento da velocidade e a garantia de baixa latência, um quarto desafio: a garantia da alta velocidade em longas distâncias por meio de torres de celular.

Sucesu Minas está preparada para auxiliar as companhias da cidade

Com todo o histórico de tecnologia que se iniciou nos anos 50, o município mineiro se consolida como um dos principais locais do mundo para desenvolvimento tecnológico e na busca pelas inovações, algo fundamental no dia a dia e que vem se mostrando cada vez mais essencial.

Por isso, a SUCESU MINAS, a mais relevante e atuante sociedade de tecnologia de Minas Gerais, está preparada para auxiliar as companhias do município e de todo o estado mineiro a alcançar grandes resultados em suas pesquisas e no desenvolvimento tecnológico.

Conte com a Sucesu, que está já há 50 anos fomentando o mercado mineiro com as melhores práticas globais do setor, incluindo as iniciativas públicas e privadas, com muita dedicação e paixão por tecnologia. Conheça nosso trabalho e fale com um dos nossos especialistas.

Você ainda não é um associado? Faça parte da maior comunidade de empresas e profissionais de Tecnologia e Inovação de Minas Gerais e tenha benefícios exclusivos! Saiba mais clicando aqui!

Blog

Você também pode gostar

Torne-se um associado

Seja um associado da Sucesu

Teremos muito prazer em responder a quaisquer perguntas que possa ter e ajudá-lo a determinar sua jornada com a Sucesu.

Alguns Beneficios do Associado
Como funciona o processo?
1

Você envia suas dúvidas por formulário

2

Entramos em contato e agendamos uma reunião

3

Enviamos a proposta para você se associar

Entre em contato com a Sucesu