O que é tecnologia primitiva?

 

É comum (e correto) relacionarmos tecnologia com artefatos modernos, inovadores, de alta velocidade e que nos ajudam e dão suporte com as atividades do cotidiano. Só que nenhum desses itens surgiu de repente.

 

Os primeiros artefatos utilizados pelo homem, lá na idade da pedra, trazem um conceito muito interessante sobre tecnologia primitiva. Acompanhe nossa leitura para entender melhor sobre o início da tecnologia.

 

Como surgiu a tecnologia?

 

Quebrando muitas expectativas e trazendo um ponto de vista diferente do convencional, a descoberta do fogo, a invenção da roda, a idealização de um calendário para contar o tempo, todas essas foram invenções tecnológicas que revolucionaram o planeta.

 

Existem diversos tipos de tecnologia primitiva, uma vez que elas surgiram com artefatos produzidos manualmente pelo ser humano, nos anos 250.000 a.C, quando teve início a idade da pedra.

 

E para entender melhor o que é tecnologia primitiva, é preciso ter conhecimento sobre o surgimento dos artefatos ancestrais, fabricados em sua grande parte por pedra, madeira, ossos de animais e fibras naturais, tendo como principal utilidade a caça e sobrevivência. Alguns deles eram muito bem elaborados.

 

Exemplos de ferramentas e artefatos:

 

Acessórios que hoje em dia podem ser fabricados em grande escala, vendidos e comprados, antigamente eram materiais de sobrevivência que o homem fazia com o que a natureza oferecia. Alguns deles são:



  • Machado:

 

É a origem da tecnologia primitiva e o mais antigo dos artefatos fabricados pelo ser humano. Evidências mostram que os primeiros machados do mundo surgiram cerca de 250.000 anos antes de Cristo.

 

Além de todo o impacto na caça e construções da época, o machado tem papel fundamental no desenvolvimento tecnológico, já que permitiu a fabricação de outros elementos.



  • Manejo do fogo

 

O fogo sempre existiu por causas naturais. A invenção aqui seria o manejo do fogo. Aprender a controlar tal artefato permitiu que incêndios fossem evitados e o fogo é classificado como o maior legado tecnológico do homem primitivo, já que ele moldou a maneira como os seres humanos se alimentavam, além de trazer luz e calor.



  • Vasos e recipientes

 

A descoberta do fogo desencadeou a necessidade da criação de espaços onde fosse possível cozinhar alimentos e, com eles, surgiram os primeiros vasos e recipientes de cozimento, antes mesmo de serem consideradas “panelas”, sendo fabricados integralmente de argila.

 

Qual a relação da tecnologia primitiva com a tecnologia moderna?

 

As tecnologias primitivas são as mais antigas já “descobertas” pelo ser humano. Elas foram essenciais para o desenvolvimento da humanidade, pois impactaram na sobrevivência, no trabalho com as matérias-primas e nas práticas autodidatas. Já a tecnologia moderna evolui em alta velocidade e se baseia em grande parte não só por artefatos, mas também por dados e materiais intangíveis.

 

Contudo, ambas têm o propósito de evolução constante, facilitando a vida do ser humano e fazendo com que tarefas sejam cada vez mais simples e menos repetitivas.

 

Quer saber mais sobre tecnologia, inovação e segurança de dados? Confira os demais posts em nosso blog.

 

Você ainda não é um associado(a)? Faça parte da maior comunidade de empresas e profissionais de Tecnologia e Inovação de Minas Gerais e tenha benefícios exclusivos! Saiba mais, clicando aqui!

 

Blog

Você também pode gostar

Torne-se um associado

Seja um associado da Sucesu

Teremos muito prazer em responder a quaisquer perguntas que possa ter e ajudá-lo a determinar sua jornada com a Sucesu.

Alguns Beneficios do Associado
Como funciona o processo?
1

Você envia suas dúvidas por formulário

2

Entramos em contato e agendamos uma reunião

3

Enviamos a proposta para você se associar

Entre em contato com a Sucesu