Singularidade tecnológica e a inteligência artificial

Sempre falamos sobre como a tecnologia é uma aliada. E quando a situação se reverte? 

A tecnologia e a atividade humana caminham em ritmos diferentes e, às vezes, a tecnologia pode acelerar demais. Essa teoria se chama singularidade tecnológica e neste artigo vamos explicar melhor sobre ela. 

O que é a singularidade tecnológica

Chamamos de singularidade tecnológica a teoria que relaciona a evolução tecnológica desenfreada da superinteligência artificial com as mudanças irreversíveis ​​na civilização humana.

Segundo a hipótese, essa “reação desenfreada” de um agente inteligente atualizável com capacidade de autoaperfeiçoamento (por exemplo, computadores que auto executam softwares) geraria cada vez mais, rapidamente, máquinas dotadas de uma superinteligência poderosa que, qualitativamente, ultrapassaria toda a inteligência humana.

A inteligência artificial pode se tornar uma inimiga?

Quando falamos sobre esse tópico, muitos pensam em cenários de filmes em que robôs se revoltam contra seus mestres, mas não é bem assim.

A hipótese da singularidade sugere que sabemos o que as máquinas ainda não sabem: que, supostamente, ao final, elas tomarão o controle.

Isso quer dizer que a dependência tecnológica para coisas que dependem da motivação humana podem ser fatais.

Como exemplo, um cenário onde as pessoas não conseguem ir ao supermercado sem depender de máquinas.

E se a singularidade for apenas uma teoria?

Alguns críticos afirmam que nenhum computador ou máquina jamais conseguirá atingir os objetivos da inteligência humana, enquanto outros afirmam que a definição de inteligência é irrelevante se o resultado líquido for o mesmo.

Steven Pinker afirmou em 2008:

(…) Não há o menor motivo para acreditar em uma singularidade. O fato de que você pode visualizar um futuro em sua imaginação não é prova de que seja provável ou mesmo possível.

Olhe para cidades abobadadas, comboio de jet-pack, cidades subaquáticas, edifícios de milha-alta e automóveis de energia nuclear – todos os grampos de fantasias futuristas quando eu era uma criança que nunca chegavam.

O poder de processamento completo não é um pó de duendes que soluciona magicamente todos os seus problemas. (…)

Conclusão

A inteligência humana fez a tecnologia ser o que é, mas para a singularidade ocorrer, isso requer que a Inteligência Artificial (IA) seja capaz de lidar com o mundo de uma maneira muito humanizada.

Independentemente do tipo de tecnologia ou do quão conectados com ela estamos, é sempre preciso de uma única coisa ao utilizá-la: a sabedoria.

A Sucesu Minas é a mais relevante e atuante sociedade de tecnologia de Minas Gerais, fomentando o mercado mineiro com informações, tendências e as melhores práticas globais do setor de tecnologia, incluindo as iniciativas públicas e privadas há mais de 50 anos. 

Nossos serviços estão alinhados com os objetivos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que é garantir o uso da tecnologia da informação com segurança e proteção da privacidade dos cidadãos.

 Você ainda não é um associado? Faça parte da maior comunidade de empresas e profissionais de Tecnologia e Inovação de Minas Gerais e tenha benefícios exclusivos! Saiba mais clicando aqui!

Blog

Você também pode gostar

Torne-se um associado

Seja um associado da Sucesu

Teremos muito prazer em responder a quaisquer perguntas que possa ter e ajudá-lo a determinar sua jornada com a Sucesu.

Alguns Beneficios do Associado
Como funciona o processo?
1

Você envia suas dúvidas por formulário

2

Entramos em contato e agendamos uma reunião

3

Enviamos a proposta para você se associar

Entre em contato com a Sucesu