Entenda como a tecnologia torna as políticas públicas mais eficientes

As transformações em torno da tecnologia impactam cada vez mais a nossa forma de viver, pois estamos conectados ao mundo digital, desde o momento em que acordamos até a hora de dormir. A internet pode nos influenciar desde hábitos simples e comuns, como pagar uma conta ou pedir comida, até processos mais complexos, como definir o rumo das eleições. Estes avanços tecnológicos fazem toda a diferença na participação política do nosso país, servindo como ferramentas de informação e interação, entre os candidatos e o eleitor.

Ferramentas tecnológicas podem ser usadas para gerir ações e programas governamentais. Além de tornar o governo mais transparente (porque nada escapa da internet), este avanço tecnológico torna a gestão pública mais eficiente. 

Acompanhe e confira aqui o uso dessas tecnologias nas políticas públicas e veja alguns exemplos de como nossa realidade política mudou e está mudando cada vez mais com a chegada destas novas tecnologias.

Os principais avanços das inovações tecnológicas

Um dos assuntos que gera mais interesse na sociedade é sobre o futuro – e especialmente – sobre os avanços tecnológicos e como cada um deles impacta ou irá impactar nossas vidas daqui em diante. As tecnologias estão tão incorporadas em nosso dia a dia que às vezes mal conseguimos nos lembrar de como era a vida antes de algumas delas. 

Discutir sobre o futuro é uma prática interessante, criativa e necessária para todos, seja empresas ou trabalhadores, e é fundamental estar informado e acompanhar as constantes evoluções nesses processos. 

Não tem como falar de evolução tecnológica sem ressaltar todos os avanços relacionados à Inteligência Artificial (IA), que hoje virou realidade e pode ser aplicada de várias formas, tais como: assistentes virtuais, casas inteligentes, veículos autônomos e muitos mais. Por esse e outros motivos, a IA passa a ser uma das inovações com maior expectativa de avanço. Isso porque esta tecnologia pode ajudar as empresas a automatizarem os seus processos de negócios. Chatbots, assistente pessoal, segurança, predileção, vendas, marketing e ensino são ferramentas que auxiliam nos processos empresariais e de atendimento ao cliente. 

Podemos citar aqui também, como exemplo de avanço, a própria urna eletrônica e o Título de Eleitor, que se tornou digital. E, com isso, vale ressaltar os novos métodos de privacidade e segurança, que hoje ganham inúmeros formatos ,como a biometria, reconhecimento facial e tecnologias que investem em soluções e serviços de segurança conforme a Lei Geral de Proteção e Dados (LGPD).

Exemplos de como as novas tecnologias mudam a política?

Durante as campanhas eleitorais, as tecnologias baseadas em Inteligência artificial podem envolver eleitores e ajudá-los a ter mais acesso a informações políticas fundamentais. E com o uso da internet ganham direito de voz, para que possam garantir que suas reivindicações sociais sejam ouvidas. Trazemos aqui alguns exemplos de como as novas tecnologias podem mudar a política:

Transparência pública

Hoje, a internet nos proporciona fiscalizar de perto e em tempo real todas as despesas, receitas, programas e ações de todos os órgãos públicos. Tudo isso é possível por meio da Lei de Acesso à Informação. Sendo assim, cada cidadão pode solicitar esses dados a qualquer órgão público por meio de sites oficiais. 

Fake news e robôs eleitorais

O combate a informações falsas é um dos fatores mais preocupantes e a busca para o fim da disseminação de fake news tem ocupado o centro de destaque nos debates públicos dos últimos anos. Embora esse tipo de divulgação seja considerada um crime, é difícil conter estas informações porque a internet virou fonte de informação que pode ser alimentada por qualquer pessoa. Portanto, recomenda-se que apure notícias de fontes seguras. À medida que a internet e seus avanços podem contribuir com a política, podem também atrapalhar e ser usada como uma “ferramenta de manipulação” enganosa. 

Outro grande problema é a criação de robôs eleitorais, que são perfis falsos, criados nas redes sociais e controlados pelo próprio computador, com o intuito único de propagar e compartilhar fake news. Além disso, também são usados para manipular o favoritismo entre candidatos e alterar dados de enquetes, fazendo com que o resultado final não seja uma mostra real. 

Feedback dos eleitores

Por fim, este é um bom exemplo de como as novas tecnologias podem alterar o cenário político atual. Antigamente, era difícil de se ter qualquer contato com nossos representantes políticos, mas hoje basta um simples comentário ou publicações nas redes sociais, ou mesmo por e-mails, para se obter uma resposta. De fato, a interatividade é a ferramenta-chave que a internet oferece, não só para opinar em assuntos políticos como em qualquer outro. 

Como a tecnologia torna as políticas públicas mais eficientes? 

As tecnologias se tornam fundamentais para as políticas públicas, pois são construídas através de dados, que vem de eleitores e são usados como ferramentas para construção de planejamentos políticos, até a campanha de determinado candidato. Estas tecnologias interferem na dinâmica democrática de maneiras diversas, entre as quais podem ser destacadas:

    Acelerar o fluxo das comunicações e diminuir o custo de aquisição de informações, ou seja, tornando a informação mais acessível.

    Reduzir os custos de organizações, o que possibilita que diversas pessoas, localizadas em diferentes regiões, possam se auto-organizar.

    Criar conexões diretas com os cidadãos. 

    Permitir que usuários profissionais atuem como intermediários entre os cidadãos e o governo, os atraindo para identificar os problemas públicos e os trazendo à tona.

Hoje tudo isso é possível graças à internet, e já que usamos ela para quase tudo, na política não seria diferente. Todos os candidatos estão presentes nas redes sociais, assim como os partidos políticos. Dessa forma, tudo se torna mais fácil na hora de dar a sua opinião sobre qualquer assunto, criticar, elogiar e interagir. Faça bom uso das redes e pesquise bem os seus candidatos para se certificar de que as ideias estejam alinhadas com as suas, antes de dar o seu voto. 

Quer saber mais sobre tecnologia e inovação? Confira os demais conteúdos em nosso blog.  Você ainda não é um associado(a) Sucesu Minas? Faça parte da maior comunidade de empresas e profissionais de tecnologia e inovação de Minas Gerais e tenha benefícios exclusivos! 

 Você ainda não é um associado(a)? Faça parte da maior comunidade de empresas e profissionais de Tecnologia e Inovação de Minas Gerais e tenha benefícios exclusivos! Saiba mais, clicando aqui!

Blog

Você também pode gostar

Torne-se um associado

Seja um associado da Sucesu

Teremos muito prazer em responder a quaisquer perguntas que possa ter e ajudá-lo a determinar sua jornada com a Sucesu.

Alguns Beneficios do Associado
Como funciona o processo?
1

Você envia suas dúvidas por formulário

2

Entramos em contato e agendamos uma reunião

3

Enviamos a proposta para você se associar

Entre em contato com a Sucesu