Inovação aberta: exemplos, vantagens e como implementá-la

A inovação aberta é um conceito que surgiu a fim de renovar as operações empresariais para obter melhores resultados, com uma abordagem mais descentralizada de inovação nos negócios.

Apesar de estar em alta nos dias de hoje, o termo foi criado por Henry Chesbrough, em 2003. Ele usa o conceito para explicar uma visão moderna dos benefícios de inovar colaborativamente com as partes externas e internas. 

Neste artigo, vamos esclarecer o que de fato é a inovação aberta e como aplicá-la. Acompanhe.

O que é inovação aberta

Aplicar inovação aberta significa não depender apenas dos recursos, equipes e fontes internas em uma empresa para inovar os produtos, serviços, modelos de negócios, processos, etc.

Ou seja, trata-se de utilizar informações externas, como feedback de clientes, patentes publicadas, concorrentes, agências externas, público (…), para impulsionar a inovação e os resultados nos negócios

Tradicionalmente, as empresas esperam modernização, criatividade e novas ideias de sua equipe, uma abordagem que poderia ser definida como inovação fechada. 

Importante ressaltar que esta estratégia pode ser funcional para diversas organizações. 

Entretanto, a inovação aberta é uma alternativa a esse método convencional de inovar, onde a informação permanece dentro dos limites predefinidos pelas empresas. Consiste em uma mentalidade de estar aberto a compartilhar e receber informações. 

Exemplos de inovação aberta

Antes dos exemplos de inovação aberta, vamos esclarecer os principais tipos desta abordagem (de entrada e de saída). Isso é importante, pois nos ajuda a formar uma imagem melhor de como ela pode ser usada. 

Inovação aberta de entrada
Envolve obrigatoriamente a participação externa para inovar. Neste caso, a corporação procura no mercado ideias, produtos, serviços ou propostas inovadoras oferecidas por outras pessoas e/ou organizações. 

Inovação aberta de saída
Esta estratégia busca modernizar os processos utilizando apenas recursos internos à empresa. Contudo, se isso não for suficiente para atingir o objetivo esperado, a companhia passa a buscar soluções externas.

A Netflix é um case de sucesso que revela como a inovação aberta de saída pode ser essencial para reunir as melhores ideias que o mundo tem a oferecer e, também, elevar os resultados.

Em 2006, a empresa lançou um desafio de inovação aberta, chamado Netflix Prize, para qualquer pessoa que não fosse profissionalmente afiliada a ela. A intenção da competição era encontrar um algoritmo de filtragem que melhorasse as sugestões de conteúdos para os usuários em 10% e o vencedor ganharia 1 milhão de dólares. 

Em pouco mais de um ano, mais de 40.000 equipes de 186 países participaram da competição. O resultado chegou em menos de 3 anos: duas equipes encontraram uma maneira de melhorar as sugestões em mais de 10%. 

Hoje, a empresa de streaming de vídeos e séries já chegou a faturar quase 3 bilhões de dólares em um ano (2021) e continua a aplicar a inovação aberta como uma das estratégias de negócios. 

Além dela, há diversos outros exemplos de inovação aberta em grandes potências do mercado, como Mondelez, Samsung, Banco BV, Johnson & Johnson, entre outras.

Como aplicar a inovação aberta

Antes de implementar a inovação aberta, as empresas precisam compreender o contexto de seu setor e a necessidade de envolver partes externas, pois a abordagem pode ser utilizada de diferentes maneiras.

Por exemplo, as pequenas empresas podem utilizar um portal simples de ideias de clientes. Essa é uma maneira de baixo custo e sem riscos de entrar em conflito, solicitando que eles contribuam com ideias para desenvolvimento de produtos e serviços.

Já as empresas maiores podem adotar recursos necessários para gerenciar um processo formal de inovação aberta, como o da Netflix. Ou seja, desenvolver um projeto de cocriação com clientes, squads externos ou startups. 

O compromisso com a estratégia e a capacidade de usar a inovação aberta também depende muito do modelo de negócios. Por exemplo, se os lucros da organização advêm de informações comercialmente confidenciais, essa pode ser uma abordagem arriscada.

O maior erro que uma empresa pode cometer com a inovação aberta é colocá-la onde não deve. Em outras palavras, tentar atingir metas executando um método sem motivos concretos prejudica os negócios.

Contudo, a inovação aberta oferece diversas vantagens para as empresas. A principal delas é o desenvolvimento de produtos, ideias, patentes e inovações tecnológicas que nunca seriam geradas pela empresa, devido à falta de tempo, conhecimento e recursos tecnológicos.

Confira mais benefícios: 

  • Acesso a mercados onde a empresa tem participação limitada.
  • Redução de tempo e custo em projetos de inovação.
  • Adaptação da base de conhecimento, conforme as novas diretrizes do mercado.
  • Oportunidades comerciais, por meio de ações de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) não exploradas internamente.
  • Melhorar o relacionamento de imprensa e o valor da marca.
  • Criar melhores relacionamentos com clientes em Pesquisa e Desenvolvimento.
  • Encontrar novos talentos.
  • Parcerias mais lucrativas.

Conclusão

A inovação aberta pode ser uma ferramenta econômica e assertiva para obter melhores soluções ou criações para projetos empresariais. Utilizar uma abordagem que propicia evoluir os processos e os lucros, por meio de ideias externas, é um caminho proficiente para alcançar o sucesso.

A Sucesu Minas é a mais relevante e atuante sociedade de tecnologia de Minas Gerais, fomentando o mercado mineiro com as melhores práticas globais do setor, incluindo as iniciativas públicas e privadas há mais de 50 anos. 

 

Nossos serviços estão alinhados com os objetivos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que é garantir o uso da tecnologia da informação com segurança e proteção da privacidade dos cidadãos.

Você ainda não é um associado? Faça parte da maior comunidade de empresas e profissionais de Tecnologia e Inovação de Minas Gerais e tenha benefícios exclusivos! Saiba mais clicando aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.