Saiba mais sobre o Avanço das Inovações Tecnológicas

As 5 inovações tecnológicas mais interessantes dos últimos meses 

Afinal você sabe o que é inovação tecnológica? E quais são os tipos de inovações tecnológicas existentes? É isso que mostraremos neste artigo. 

Inovação tecnológica é a melhoria em processos e produtos através do avanço tecnológico, com o propósito de otimizar resultados. A criação de novas tecnologias nos trouxe inúmeros benefícios e facilidade na hora de executar tarefas, fazer compras, jogar online e ainda ser atendido(a) por meio da telemedicina.

Nos últimos anos, é notável o grande avanço tecnológico em vários segmentos, já que a pandemia acelerou várias destas mudanças ao redor do mundo e a tecnologia vem acompanhando esse avanço, a exemplo do home office, a telemedicina e as compras online. Com todo este panorama favorável, é grande a expectativa para as próximas inovações tecnológicas. 

E ter atenção às novidades é premissa para alcançar o sucesso tanto para empreendedores quanto para profissionais que desejam atuar nestas áreas. 

Destacamos aqui cinco inovações tecnológicas para você acompanhar esses avanços. Confira neste artigo e boa leitura. 

 

5 inovações tecnológicas de 2022 

Muito se fala sobre Inovação como algo revolucionário, que apareça de repente no mercado, mas a verdade é que nem sempre ela surge de algo único e exclusivo. A inovação é o que permite melhorias ao que já existe, tornando, por exemplo, um sistema ou software atualizado ou totalmente renovado.

Segundo dados do IBGE 33,6% das empresas brasileiras são inovadoras. Para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), “uma empresa é considerada inovadora quando introduz no mercado um produto novo ou implementa um novo processo substancialmente aprimorado”.

Vale ressaltar que muitos destes avanços estão relacionados à Inteligência Artificial (IA) e medidas de segurança. Alguns especialistas dizem que a IA será usada para enfrentar mudanças climáticas, explorar o espaço e desenvolver tratamentos para doenças graves, por exemplo. 

Confira  5 inovações tecnológicas que merecem destaque – e investimentos: 

1 – Inteligência artificial

É uma das inovações com maior expectativa de avanço, pois ajuda as empresas a automatizarem os seus principais processos de negócios na atualidade. IA tem um papel importante em desempenhos como análise de rede e reconhecimento de intenções maléficas, em que os algoritmos inteligentes desenvolvem cada vez mais um papel de manter-nos a salvo de crimes cibernéticos.

Hoje, encontramos a inteligência artificial aplicada de várias formas: assistentes virtuais, veículos autônomos, casas inteligentes, entre outras.

2 – Privacidade e segurança

A preocupação com a segurança de dados é um fato. Logo é extremamente importante proteger os seus dados contra possíveis danos, destruições ou ataques cibernéticos. E, com o avanço da tecnologia digital, é preciso investir em soluções e serviços que garantam essa segurança conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Infelizmente, o cibercrime também está em constante evolução e, por esse motivo, nem as empresas nem os consumidores estão a salvo. Em contrapartida, já existem softwares de automação de processos de validação de dados que analisam a veracidade da identidade do usuário.

3 – Internet 5G

A tecnologia 5G permite o acesso à internet com uma conexão muito mais veloz e latência extremamente baixa. Com a nova rede, é possível conectar diversos aparelhos simultaneamente, tornando viável fazer chamadas de vídeos, ouvir músicas, navegar em redes sociais ou fazer downloads, tudo isso sem aquele famoso “engasgo”.

4 – Pagamentos digitais

Com o avanço da digitalização nos últimos anos, as compras online se tornaram nossa aliada, fazendo com que muitos prefiram efetuar compras por esta via ao invés de lojas físicas. Podemos ver estes avanços nas variadas formas de pagamentos, – que estão extinguindo de vez com o dinheiro físico – como pagamentos via PIX, NFC, por aproximação ou por meio de aplicativos como o WhatsApp. A estimativa é de que até 2023 haja um aumento significativo de pagamentos realizados por meios digitais.

5 – Machine learning

É um processo que tem como base a ideia de que sistemas podem aprender com dados, reconhecendo padrões e tomando decisões, sendo necessário o mínimo possível de intervenções. O que soa como algo extremamente corporativo está presente diariamente em nossa rotina, seja através de anúncios sobre produtos que acabamos de pesquisar ou até mesmo sugestões de filmes e músicas semelhantes ao que consumimos nos serviços de streaming.

 

É importante lembrar-se de que nem toda inovação é radical, pois cerca de 70% delas são geradas pelas empresas e incrementadas posteriormente. Portanto, os esforços não estão totalmente voltados para a criação de algo único, mas sim aprimorar tecnologias existentes.

 

 

 Você ainda não é um associado(a)? Faça parte da maior comunidade de empresas e profissionais de Tecnologia e Inovação de Minas Gerais e tenha benefícios exclusivos! Saiba mais, clicando aqui!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.