Inteligência das Coisas, IA e 5G definem a tecnologia na próxima década

Os principais órgãos do setor de Tecnologia indicam que na próxima década a Inteligência das Coisas (não mais a Internet das Coisas) será a grande tendência para os mais diversos setores. Para que ela seja aplicada, é necessária a integração de Inteligência Artificial (IA), Machine Learning e internet 5G.

Esta constatação se deu após o CES 2020, o maior e mais influente evento tecnológico do mundo, que aconteceu em Las Vegas, EUA, e revelou o futuro da tecnologia mundial. Na ocasião, IA foi assunto dominante e intitulada como uma “tecnologia de ingredientes-chave” dos próximos dez anos. Acompanhe este artigo e conheça os segmentos onde a Inteligência Artificial mais impactará, futuramente,e como ela moldará o mundo que conhecemos.

Inteligência Artificial e a conectividade 5G

O CES deixou claro que o ecossistema 5G abrange a espinha dorsal de toda conectividade, transporte, realidade aumentada e virtual, saúde digital e muito mais, com seus avanços dependendo da velocidade, confiabilidade e eficiência de quem oferece este serviço.

Sendo assim, é necessário que as empresas de tecnologia invistam efetivamente neste tipo de inovação, com o apoio dos governos, para promover não apenas seus negócios, mas a melhor experiência destes novos consumidores – muito mais conectados e exigentes – preparando o cenário para a próxima década, assim como preservando sua fatia de mercado.

IA também promete influenciar no setor chamado de Tech for Good, o que significa atuação nas tecnologias digitais de Saúde, ressaltadas durante o CES, com avanços na terapêutica digital e no monitoramento remoto de pacientes. 

As Smart Cities também prevalecem, com destaques para produtos e serviços que revitalizam economias e ajudam as comunidades a sobreviver e prosperar.

No entanto, o grande desafio global da tecnologia da próxima década é que as empresas tenham o foco na criação de soluções que abordem saúde e mobilidade, diminuam as desigualdades de gênero e sociais, e promovam mais resiliência na sociedade.

Outro setor que IA prevalecerá é o de Viagens e Turismo. Dentre as inovações, há a segurança biométrica, os programas de incentivo inteligente e uma nova experiência de Realidade Paralela, à medida que as viagens se tornam mais personalizadas. Por terra, o destaque fica para as últimas novidades em carros conectados, veículos autônomos e carros-conceito. 

O papel das startups

Neste momento da Era da Transformação Digital, as incubadoras de ideias têm um papel predominante nas inovações, principalmente no que diz respeito a assuntos relacionados à diversidade, inclusão e novas programações e parcerias. 

Por exemplo, no CES, foi exposto o programa da conferência Innovation for All, que contou com diretores e líderes da diversidade da Bosch, HP e Walmart e explorou maneiras inclusivas de que a D&I contribui para os resultados finais, mudando a cultura, contratando de maneira diferente e investindo na diversidade.

No evento, tecnologias foram reveladas no espaço Eureka Park, como o sensor inteligente Oval Home, que analisa temperatura, luz, umidade e movimento na residência; o Yoganotch, que aplica a tecnologia de captura de movimento para ajudar os usuários a melhorar poses; e Soluções Inteligentes de Cuidadores com sensores que rastreiam o movimento e os padrões para proporcionar segurança aos cuidadores e pacientes com mais independência na residência.

Inovação:  bem-estar humano como prioridade

Eventos como o CES 2020 explicitam que IA deve ser impulsionada para remodelar as indústrias e empresas no sentido da criação de mais empregos e a alimentação da economia global. Assim, consequentemente, melhorar a vida em todo o mundo. Esse é seu propósito.

Neste contexto, Inteligência Artificial, aplicada em 5G e conectividade móvel, torna-se vetor de uma verdadeira revolução comportamental, envolvendo transporte, realidade aumentada e virtual, saúde digital e muito mais. Nesse boom, nasce espaço para as chamadas empresas de tecnologia não tradicionais, que têm a oportunidade de transformar seus negócios.

A Sucesu Minas, focada no fomento da inovação do estado, traz tendências do mercado tecnológico mundial em seus artigos para impulsionar mais empresas à aplicabilidade da Era Digital na prática. Conheça nossa programação de cursos e evkeentos, seja um associado e aproprie-se deste momento de prosperidade e inovação.  

Blog

Você também pode gostar

Torne-se um associado

Seja um associado da Sucesu

Teremos muito prazer em responder a quaisquer perguntas que possa ter e ajudá-lo a determinar sua jornada com a Sucesu.

Alguns Beneficios do Associado
Como funciona o processo?
1

Você envia suas dúvidas por formulário

2

Entramos em contato e agendamos uma reunião

3

Enviamos a proposta para você se associar

Entre em contato com a Sucesu