Jogos de NFT: o que são jogos em blockchain

A criptografia, junto ao universo dos videogames, disponibilizou os jogos em blockchain, também chamados de jogos de NFT. Trata-se de games que combinam recursos tradicionais com novos mecanismos de jogabilidade, a fim de fornecer aos usuários mais autoridade sobre os ativos do jogo. 

No universo dos jogos em blockchain, os jogadores podem ganhar dinheiro de verdade, pois os itens dos games são todos em NFT (token não fungível) e podem ser comercializados dentro da plataforma. 

Os elementos vão desde skins e personagens até armas e territórios virtuais. O dinheiro obtido no jogo pode ser convertido em moeda real. No Brasil, muitos investidores (jogadores) passaram a faturar renda extra por meio dos jogos em blockchain

Acompanhe este material e descubra também como funciona essa modalidade e veja quais os melhores jogos de NFT para ganhar dinheiro. 

Como funcionam os jogos em blockchain

Primeiro, precisamos esclarecer o que significa blockchain. Consiste em uma tecnologia de rede que utiliza criptografia para gravar e armazenar informações de transações, além de ser super protegida contra violações de registros.

Apesar de ser associada às criptomoedas, como Bitcoin e Ethereum, esta tecnologia é atualmente a base para o comércio de NFT’s, certificados para ativos digitais que representam objetos do mundo real e podem ser comprados e vendidos via internet com criptomoedas.

Ao contrário dos tradicionais, os jogos de NFT usam a tecnologia descentralizada do blockchain de forma que não apenas uma entidade, mas todos os usuários rastreiem e analisem todas as ações já realizadas no game, tanto deles quanto de outros jogadores. 

Desse modo, eles têm controle total sobre suas contas e ativos no universo do game e podem comprar, vender e transferir itens valiosos para qualquer pessoa, quando quiserem. 

Isso estabelece um mercado no universo do game que impulsiona a chegada de mais e mais jogadores, a fim de ganhar dinheiro. 

A ascensão dos jogos de NFT

Com a valorização das criptomoedas e o comércio de NFT’s em alta, os jogos online se tornaram um terreno fértil para os desenvolvedores de games criarem mercados internos, ou seja, um novo mercado. 

Isso gera uma nova economia, totalmente digital, que não apenas recompensa os usuários por seu envolvimento, mas oferece serviços financeiros que tornam os jogos, e o blockchain, uma forma potencialmente lucrativa de gerar receita.

Entenda porque os jogos NFT tornaram-se vantajosos: 

Propriedade real
Os jogos em blockchain permitem que os jogadores tenham propriedade permanente e controle total sobre seus ativos dentro do jogo. 

Descentralização de mercado
Jogos de NFT permitem a criação de mercados descentralizados, onde todos os jogadores podem comprar, vender e negociar livremente seus ativos no jogo, com segurança e sem qualquer tipo de censura.

Pagamentos simplificados
As blockchains e os contratos inteligentes têm o poder de reduzir taxas e acelerar transações financeiras. 

Jogo seguro e justo
Novos recursos e mecanismos de jogabilidade só podem ser alterados se a maioria da rede estiver de acordo. Além disso, os sistemas são protegidos de ataques cibernéticos e trapaceiros. 

Custos
Os custos das tecnologias existentes são reduzidos e compactados por protocolos abertos open source, tornando muito mais fácil para os empreendedores criar um jogo. 

Lucrabilidade
As economias dos jogos podem crescer naturalmente, graças ao avanço das NFT’s e criptomoedas. O jogo Axie Infinity, inclusive, ajudou a movimentar a economia durante a pandemia. 

A tecnologia do blockchain revolucionou a indústria de games e tornou os jogos de NFT em uma nova aventura para os jogadores, além de disponibilizar novos recursos e melhorias para os desenvolvedores de jogos.  

O universo dos jogos já percorreu um longo caminho para oferecer melhores experiências aos consumidores e o futuro está prestes a crescer em valor à medida que novas tendências de tecnologia são integradas.

Entretanto, hoje, os jogos em blockchain atraem diversos tipos de jogadores por serem, além de um game, uma forma de investir e ganhar dinheiro. Confira os principais a seguir: 

  • Illuvium – uma terra destruída de beleza e maravilha. O game convida a viajar por uma vasta e variada paisagem, caçando feras perigosas.
  • O Faraland – jogo de guerra composto por itens colecionáveis em um universo com raças diferentes, como humanos, orcs, anjos, demônios, entre outros. 
  • Mist – jogo de RPG que consiste em coletar NFTs, lutar contra monstros épicos e explorar ambientes imersivos. 
  • Cryptopop – semelhante ao famoso CandyCrush. Quanto mais símbolos iguais os jogadores revelarem, mais pontos ganham.
  • Upland – um universo onde os participantes têm controle sobre compra e venda de imóveis virtuais, de acordo com a busca dos outros jogadores.
  • Bitcoin Bounce – o jogador ganha bitcoins de acordo com o seu avanço no game.
  • Alien Run – para ganhar criptomoedas, o jogador precisa atingir alguns objetivos, como passar um total de cinco fases.
  • Snook – jogo online que recompensa habilidades e persistência com NFTs, onde os jogadores podem construir sua equipe, desafiar-se e superar seus oponentes.

Por mais poderoso e lucrativo que tudo isso possa parecer, há muito trabalho a ser realizado por esta indústria. Por um lado, os desenvolvedores ainda devem equilibrar coisas como os tipos de itens que estão disponíveis para compra, além de melhorar a experiência dos jogadores. 

Além das mentes por trás dos games, os jogadores também devem se atentar e estudar muito bem cada jogo antes de investir dinheiro e começar a jogar. Ou seja, os jogos em blockchain melhoram a experiência geral de jogo, enquanto fornecem novos fluxos de receita para os desenvolvedores e para os jogadores. 

A Sucesu Minas é a mais relevante e atuante sociedade de tecnologia de Minas Gerais. Há mais de 50 anos fomentando o mercado mineiro com as melhores práticas globais do setor, contribuímos para a difusão dos assuntos pertinentes à tecnologia, criando debates e troca de experiências.

Você ainda não é um associado? Faça parte da maior comunidade de empresas e profissionais de Tecnologia e Inovação de Minas Gerais e tenha benefícios exclusivos! Saiba mais clicando aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.