Metodologia squad: entenda tudo sobre este modelo de trabalho mais otimizado e flexível

Os squads ganham cada vez mais espaço – tanto em startups quanto grandes organizações – pois a transformação digital levou várias empresas tradicionais a modernizar suas operações para acompanhar os negócios do futuro. 

Diferentemente dos modelos tradicionais de equipe de trabalho, a metodologia squad é composta por times multidisciplinares, menos hierarquia, mais autonomia e foco em seus princípios e objetivos. 

O gerenciamento da força de trabalho e da equipe no modelo squad fornece vantagens para a empresa e mais autonomia e liberdade para os colaboradores. Neste material, vamos esclarecer as metodologias ágeis deste modelo, seus benefícios e de que maneira implementá-las. Acompanhe. 

O que são squads

O modelo squad team é uma estrutura organizacional multifuncional, formada por pequenas equipes com a missão de resolver desafios e objetivos específicos na empresa. Os grupos são autogerenciados e compostos por colaboradores multidisciplinares.

Por meio de metodologias ágeis, ele tem como foco principal o compromisso com a finalização de tarefas e a colaboração com o cliente, por meio de um processo fluido e dinâmico de finalização de entrega.

O conceito nasceu a partir da engenharia de desenvolvimento do Spotify, empresa de streaming. A startup queria manter o alto nível de criatividade, produtividade e inovação, que foram fundamentais para seu sucesso inicial. Diante disso, ela reconheceu que seria difícil alcançar suas metas com a necessidade de aumentar o número de funcionários. 

Assim, em 2012, a empresa decidiu manter equipes menores, organizando os colaboradores em grupos (squads) compostos por cerca de seis a dez pessoas. Desde então, a natureza colaborativa das equipes permitiu que a organização alcançasse outros patamares. 

Hoje, o Spotify alcançou uma base de aproximadamente 381 milhões de usuários e mais 40 milhões de músicas em seu catálogo. A metodologia squad ajudou a empresa a gerar 4,8 bilhões de dólares em 2018. 

Ou seja, squad team pode ser uma via para elevar os resultados e obter vantagens competitivas no mercado. 

Os benefícios das metodologias ágeis do squad team

Os squads, formados por equipes multidisciplinares, descentralizam grande parte da tomada de decisões dentro das empresas, permitindo que as equipes atuem de forma mais ágil e se concentrem na execução do projeto. 

No modelo tradicional, os líderes precisam coordenar quem trabalha em qual projeto, quanto tempo precisam, verificar a disponibilidade dos cronogramas e até mesmo contribuir para a operação técnica. 

Este modelo elimina a necessidade dos líderes fazerem parte do trabalho operacional e os liberam para facilitar a comunicação e alinhamento entre os squads, além de permitir que eles atuem na linha de frente do negócio ou projeto. 

Ou seja, as metodologias ágeis do squad team disponibilizam equipes multidisciplinares e membros de qualidades colaborativas, proativas e de liderança. Uma maneira ideal para garantir que todos trabalhem de forma autônoma e com mais liberdade. 

Confira outras vantagens do modelo squad: 

Domínio de conhecimento

Uma das maiores vantagens dos squads é que cada membro tem pleno conhecimento de todos os aspectos do projeto e suas responsabilidades. Isso facilita o compartilhamento de ideias e permite que a equipe tenha habilidades para manutenção do produto ou fases futuras. 

Agilidade

No modelo tradicional, à medida que surgem novos desafios, as equipes que não são flexíveis e adaptáveis sofrem para cumprir os prazos. Já nos squads, os colaboradores planejam tudo juntos e se comunicam com frequência. Isso ajuda a reduzir o tempo de inatividade, solucionando problemas rapidamente e eliminando gargalos na operação.

Alinhamento e Autonomia

Squads são autônomos, pois decidem como alcançarão seus objetivos dentro dos limites da estratégia geral do projeto. Desse modo, as equipes determinam a melhor maneira de entregar produtos, serviços e quaisquer que sejam os objetivos atribuídos a elas.

Produtividade

Os squads têm entregas mais rápidas e são mais eficientes do que as equipes tradicionais, pois aumentam a produção em menor tempo. Além disso, as metodologias ágeis e autonomia que o modelo oferece permitem que cada colaborador tenha sua tarefa bem definida e foquem em suas responsabilidades, otimizando o tempo na operação. 

Em síntese, os squads team pequenos e flexíveis são responsáveis ​​pela entrega de ponta a ponta de cada projeto No entanto, o modelo é apenas uma maneira de estruturar equipes e não uma iniciativa simples e adequada para todos os projetos ou empresas. Por isso, é preciso estudar e planejar antes de aplicá-la.  

Como montar um squad team organizado 

Muitas empresas acreditam que apenas dividir o time e formar pequenas equipes multidisciplinares é o caminho. Entretanto, a metodologia squad é mais complexa do que isso. Para executá-la, os gestores precisam entender que, como toda transformação cultural, ela impactará na rotina do negócio. 

Por isso, é crucial estudar e pensar em novas formas de organizar os times, promover a comunicação entre eles, atribuir tarefas, medir o desempenho, entre outras. Existem algumas etapas de estruturação de equipes que precisam ser levadas em consideração, para que a metodologia funcione na empresa. 

Cada squad é uma unidade autônoma dentro da organização. No entanto, a comunicação entre os squads deve ser fluida. Sendo assim, é preciso organizar as equipes em três níveis de estrutura: chapters, tribes e guilds. 

Esses três fatores são responsáveis ​​por manter alinhados todos os objetivos de comunicação e gestão dos squads. Entenda cada um deles:

Chapters

Formado por profissionais da mesma área que exercem a mesma função em seus respectivos grupos. O objetivo desta subdivisão é manter profissionais com formações semelhantes em contato para a troca de conhecimentos específicos de suas áreas. 

Tribes

Este é o conjunto de squads que têm objetivos semelhantes e precisam estar mais conectados. Eles podem estar fisicamente próximos uns dos outros para facilitar a troca de conhecimento e experiência, a fim de reduzir o tempo para executar a mesma tarefa. 

Guilds

Os guilds são grupos formados por pessoas de qualquer time interessadas ​​em algum tema em comum e, por isso, se reúnem para compartilhar conhecimento e aprendizado.

Este é o ponto principal para organizar os squads. Contudo, para implementá-lo de maneira assertiva e eficaz, as empresas devem ter em mente que não se deve copiar modelos, nem mesmo o do Spotify, pois cada projeto tem sua peculiaridade. 

Antes de iniciar a mudança, é necessário entender a estrutura, as práticas e a mentalidade por trás da metodologia squad. A partir disso, são iniciados os ajustes dos aspectos do modelo atual para se adequar ao novo. 

Além disso, é preciso ter objetivos claros. Toda empresa pode começar a inovar. Porém, mais do que uma equipe altamente eficiente, o mais importante é ter clareza sobre as metas estratégicas, a fim de ter êxito na mudança. 

Grandes players do mercado, como Nubank, Magazine Luiza, Natura e Google, passaram a utilizar a metodologia squad para promover mais agilidade, criatividade e autonomia entre os colaboradores.

Portanto, a metodologia é um modelo organizacional que, comprovadamente, pode elevar os negócios.  

A Sucesu Minas é a mais relevante e atuante sociedade de tecnologia de Minas Gerais. Há mais de 50 anos fomentando o mercado mineiro com as melhores práticas globais do setor, contribuímos para a difusão dos assuntos pertinentes à tecnologia, criando debates e troca de experiências.

Você ainda não é um associado? Faça parte da maior comunidade de empresas e profissionais de Tecnologia e Inovação de Minas Gerais e tenha benefícios exclusivos! Saiba mais clicando aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.