
A tecnologia e o turismo
Um dos setores mais impactados pela pandemia da Covid-19 foi o de turismo. A fim de conter o contágio por meio do isolamento social, milhões de pessoas tiveram suas viagens canceladas e hotéis ao redor do mundo sofreram perdas devido à paralisação dos serviços.
Assim, a tecnologia e o turismo tornaram-se o passaporte para se manter e crescer no mercado e superar os prejuízos. Com o andamento da vacinação da população, a indústria se prepara para as mudanças pós-pandemia e grande parte dessa modificação passa pela transformação digital nos negócios.
Pandemia acelerou a transformação digital no turismo
A tecnologia e o turismo estão conectados há um bom tempo, tanto com o surgimento de novos canais de informação e comunicação, quanto com novos dispositivos tecnológicos essenciais, como os smartphones. Um exemplo disso é o alto crescimento no uso de plataformas digitais, como revela a pesquisa da revista Panrotas.
Na indústria do turismo, tecnologias sem contato, como as câmeras de medição de temperatura em aeroportos e hotéis, foram essenciais para atender aos requisitos do distanciamento social e de higiene durante a pandemia, o que ajudou a manter as empresas do setor vivas no mercado.
Mesmo depois de ter iniciado uma recuperação para o turismo, as operações certamente serão modificadas pela nova dinâmica de experiência do consumidor.
Tendências para transformação digital no turismo
À medida que as tecnologias avançam, as empresas devem implantar novas estratégias, a fim de permanecerem no mercado. A transformação digital no turismo é capaz de oferecer benefícios que proporcionam um crescimento significativo nos negócios.
Empresas do setor, que não acompanharem as tendências ficarão para trás, uma vez que, o caminho para aproveitar o crescimento no turismo é utilizar a tecnologia. Para obter sucesso neste novo cenário, é necessário se atentar aos seguintes fatores:
- Viagens seguras: A pesquisa Otimismo do Viajante revela que após a pandemia, os consumidores buscarão mais segurança em suas novas viagens. Com a tecnologia, a empresa consegue transmitir tranquilidade e segurança para a pessoa que quer voltar a frequentar os lugares, antes fechados por conta da pandemia.
- Dados – O uso de dados é extremamente estratégico para empresas turísticas, tanto na tomada de decisão quanto na gestão dos processos. Decisões embasadas nos dados são mais objetivas e favoráveis..
- Experiência do consumidor (CX): Segundo o estudo O Futuro de Experiência em Turismo e Hospitalidade, Customer Experience (CX) é um diferencial importante no setor de turismo em 2021. As empresas devem investir ativamente em novas tecnologias e canais de comunicação, para garantir que sejam capazes de atender e fornecer experiências perfeitas para seus clientes, além de mantê-los informados.
Tecnologia ajuda empresas do setor de turismo a crescer
O novo cenário implica em um modelo de gestão que se baseia na qualificação e geração de cultura digital dos profissionais e empresas de turismo. As organizações precisam deixar de lado qualquer receio da digitalização.
Em um mercado cada vez mais volátil e mutante, os profissionais do setor devem atualizar constantemente seus conhecimentos para enfrentar a transformação digital e traçar as melhores estratégias.
As empresas turísticas devem ter amplo conhecimento das tecnologias para melhorar a experiência do consumidor. É necessário aplicar inovação no negócio para atender as necessidades dos clientes. Veja alguns dados que mostram porque apostar em tecnologia é essencial para o futuro do turismo:
- O uso de códigos QR aumentou durante a pandemia, de acordo com a pesquisa realizada pela Statista. Isso mostra como o consumidor prefere utilizar tecnologias mais práticas, rápidas e eficazes.
- Os wearables (tecnologias vestíveis), que são dispositivos que podem ser usados como roupa ou acessório e tem capacidade de processamento de dados, estão em alta no turismo. O estudo Mercado de Tecnologia revela que o uso desses produtos crescerá em torno de 17,65% até 2026.
- Big Data – como falamos antes, os dados são fundamentais para analisar as oportunidades de mercado no turismo. De acordo com o estudo Mercado Big Data Analytics em Turismo, empresas que possuem um grande volume de dados podem identificar insights de relacionamentos importantes para a estratégia do negócio.
As novas tecnologias mudaram o setor turístico e somente as empresas capazes de se adaptar a esse novo ambiente digitalizado poderão atrair e manter o maior número possível de clientes.
A transformação digital no turismo trouxe novas possibilidades e, ao mesmo tempo, novos desafios. A SUCESU MINAS é a mais relevante e atuante sociedade de tecnologia de Minas Gerais.
Estamos há 50 anos fomentando o mercado mineiro com as melhores práticas globais do setor, incluindo as iniciativas públicas e privadas, com muita dedicação e paixão pela tecnologia. Conheça nosso trabalho em Link