O que é a tecnologia 5G e quais serão os seus impactos no Brasil?

O que é a tecnologia 5G e quais serão os seus impactos no Brasil?

De acordo com o ministro das comunicações, Fábio Faria, a tecnologia 5G estará disponível em todas as capitais brasileiras até julho de 2022. Já para as cidades do país com mais de 30 mil habitantes, o prazo é julho de 2029.

A chegada da tecnologia no Brasil promete transformar ainda mais a nossa sociedade. Se na época da chegada do 4G, as expectativas diziam respeito principalmente às mudanças no dia a dia das pessoas, com a internet 5G a promessa envolve uma grande mudança também nas empresas. Mas, de fato, o que tudo isso significa e como ela pode modificar nossas vidas?

As pessoas interessadas em tecnologia e que acompanham as notícias devem estar se questionando: o que é a internet 5G no Brasil e como ela impacta a vida de todos? No mercado, as promessas são de uma conexão mais rápida e mais qualidade na experiência do usuário.

Fique por dentro dessas novidades e entenda o que é a tecnologia 5G e como ela funcionará, acompanhando este artigo.

O que é a tecnologia 5G?

A tecnologia 5G é a nova geração de redes móveis e banda larga que chegará ao Brasil em breve. Assim como as atualizações anteriores (3G, 4G), a velocidade de conexão da internet também aumentará, mas essa não é a vantagem principal para os negócios e sociedade.

O grande benefício será o aumento de latência, ou seja, será menor o tempo que um pacote de dados demora para sair de um dispositivo (celulares, impressoras, sensores etc.) para chegar ao servidor e, posteriormente, retornar ao aparelho.

Qual a diferença do 4G para a internet 5G?

Primeiro, é importante saber que a tecnologia 5G é, aproximadamente, até 20 vezes mais rápida do que o 4G. A velocidade máxima de download do 4G é de 150 MBps (megabits por segundo), enquanto que para o 5G é de 2GBps (gigabits por segundo). Além disso, a velocidade média do 5G deverá ser entre 50 e 400 MBps, enquanto a do 4G hoje é de 15MBps.

A velocidade média terá mais variação por conta de diferentes fatores, desde a qualidade da transmissão do sinal, da conexão, da rede local (roteador e placa de rede interna do computador) e a distância do servidor, onde ficam as informações que você pretende baixar.

Quais áreas serão mais beneficiadas com a tecnologia no Brasil?

São diversos segmentos da indústria que poderão usufruir dos benefícios, principalmente em melhorias de automação e impulsionando a performance de profissionais. Veja:

Medicina

Com a tecnologia 5G implantada na saúde, os grandes arquivos e imagens de exames médicos poderão ser transmitidos de forma mais rápida e confiável, principalmente para a telerradiologia, aumentando a qualidade de atendimento ao paciente.

Além disso, o aumento da velocidade também contribuirá para a expansão da telemedicina em áreas mais distantes do país. De acordo com dados de uma pesquisa da Market Research Future, o mercado da medicina a distância deverá crescer 16,8% até 2023, devido ao aumento da demanda virtual na saúde em áreas rurais e em iniciativas governamentais.

Mobilidade

A internet 5G possibilita o uso de novas tecnologias embarcadas nos meios de transporte (metrô, trens, ônibus e carros), como a própria inteligência artificial.

Isso quer dizer que será possível a utilização de veículos autônomos, elétricos e compartilhados, tudo de maneira automatizada, permitindo o controle de velocidade, paradas nos semáforos, economia de energia e, principalmente, redução de congestionamentos. Isso tudo acontece porque os veículos autônomos possuem maior capacidade de processamento e melhor tempo de resposta que um ser humano.

Em algumas cidades dos Estados Unidos isso já é uma realidade. Aqui no Brasil, com a tecnologia 5G, talvez seja possível ver esses veículos em operação nas fábricas, enquanto não há uma regulamentação para eles funcionarem nas ruas.

Indústria

Além da Internet das Coisas e da automação, um dos pilares da indústria 4.0 é o 5G. Com a sua chegada, os sensores da fábrica integrados com a tecnologia de nuvem permitirão que os sistemas de segurança e manutenção tomem decisões em tempo real. Com isso, além de contribuir para a segurança das fábricas, também diminuirá o risco de interrupções das linhas da internet por quebras, desgastes e/ou mau funcionamento.

A Sucesu Minas pode te ajudar!

São diversas vantagens da implementação da tecnologia 5G para o mercado corporativo e, em paralelo, a Sucesu Minas está sempre em busca de atualizações e novos recursos digitais para dispor aos seus associados. Independentemente da área de atuação, sejam empresas grandes ou pequenas, todas devem estar sempre atentas às mudanças do mercado.

A partir de uma boa análise e planejamento, é possível identificar oportunidades e traçar novos caminhos ao negócio. Somos a sociedade de tecnologia mais relevante e atuante no estado de Minas Gerais e temos toda a estrutura necessária para auxiliar os novos e atuais empreendedores a alcançar o sucesso, com todas essas inovações e mudanças de mercado, aplicando a transformação digital em seus processos internos.

São mais de 50 anos de experiência no mercado mineiro, realizando as melhores práticas globais do setor, com muita dedicação e paixão pela tecnologia. Conheça os nossos serviços e fale com um dos nossos especialistas agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *