O que é phygital e quais são as tecnologias essenciais para implementá-lo

 

Pensando na maneira tradicional, os consumidores contam com dois modos de compra: fisicamente, onde todas as etapas são feitas na loja, ou de maneira virtual, sem ter contato com o lojista. Mas, com o auxílio da transformação digital, uma nova modalidade chegou e une esses dois hábitos, denominado como phygital. 

o termo phygital vem da contração das palavras da língua inglesa, physical e digital, representando a junção destes dois mundos que eram tão distantes no passado, como nos anos 90, no qual, mesmo com a popularização da internet, era inimaginável pensar nesta união por motivos tecnológicos.

Com os smartphones, aumento de usuários com a internet, a agilidade dos novos computadores e as enormes trocas de dados atuais, esses limites físicos deixaram de existir e trouxeram, agora unidos, uma nova forma de consumo para o usuário, gerando maior satisfação e, claro, favorecendo as vendas de diversos setores.

Antes de detalharmos qual a importância do phygital na experiência do consumidor, é necessário entender o cenário atual. Com a pandemia, por conta do isolamento social, muitos compradores utilizaram os meios digitais para realizar as aquisições. Segundo o conjunto de indicadores de vendas do mercado online brasileiro (MCC-ENET), o comércio eletrônico teve, em 2020, aumento de 73,88% em vendas e, em faturamento, alta de 83,68%.

Neste cenário estão as empresas que contam com o comércio somente no ambiente virtual e, também, aquelas que, mesmo com pontos físicos, estão presentes na internet, possuindo um serviço de e-commerce para atender os clientes de outra maneira.

Mas, até agora, só falamos dos dois ambientes totalmente separados. Então, como o mundo digital e o físico podem estar unidos?

Para que serve o phygital?

Olhando o período atual e como os hábitos de consumo são transformados, é difícil que uma empresa continue seu processo de crescimento operando somente com a opção do ambiente físico para seus clientes sem uma tecnologia.

Por isso, é fundamental buscar tendências tecnológicas com o objetivo de se manter atualizado e, principalmente, não perder espaço no mercado. esse processo deve ser realizado de maneira constante e ágil. Afinal, novidades surgem diariamente.

Neste momento, as ações em phygital ganham espaços, já que ela trará uma nova forma de trabalhar com o consumidor e, assim, garantir o crescimento e o volume de vendas esperado, modernizando o dia a dia como uma nova forma de conquistar grandes resultados.

Qual a importância do phygital na experiência do consumidor?

Se a integração é o melhor caminho a ser seguido, como é possível identificar para que serve o phygital? Podemos pegar como exemplo o QR Code, que ganha espaço até mesmo nos programas de televisão, que possibilitam que o telespectador aponte o smartphone e tenha mais informações  sobre o produto.

Essa tecnologia é utilizada para unir as experiências do consumidor de diversas maneiras. Por exemplo, em um folheto ou, até mesmo, em uma loja, é possível encontrar esses códigos para receber mais informações daquele produto ou de outros parecidos.

Isso leva o consumidor a ter uma nova experiência e um leque para sanar as suas dúvidas de maneira fácil e ágil, podendo escolher se é aquilo mesmo que está buscando ou, em poucos toques, descobrir onde está o produto que lhe trará a satisfação necessária.

Outro ponto de grande utilidade é a facilidade na hora de verificar o produto. Se a integração estiver correta, o comprador, por meio do aplicativo daloja física na qual se encontra, consegue descobrir se o produto está em estoque e, dessa forma, finalizar a compra com o vendedor.

Esses dois exemplos mostram como essa união é benéfica para consumidor e lojista, que conseguirá sanar as dúvidas dos clientes em poucos toques na tela.

Saindo um pouco do comércio, outro exemplo que o phygital ganha espaço é no turismo. Alguns pontos turísticos, como monumentos ou obras de artes localizadas em museus, já contam com o QR Code para o visitante receber mais informações sobre aquela obra.

Tipos de tecnologias aliadas ao phygital

Como citado anteriormente, os produtos tecnológicos remotos, como tablets e smartphones, são grandes aliados para o momento de descobrir mais informações ou de fechar a compra daquele produto tão esperado pelo consumidor.

Mas, antes dele, outros tipos de tecnologias aliadas ao phygital são necessárias. A Inteligência Artificial (IA) é protagonista quando se fala dos dados em diferentes ambientes online. A Internet das coisas (IoT) facilita a conexão do mundo físico com o digital. Como exemplo de IoT, temos os assistentes virtuais que estão ganhando cada vez mais espaço.

A Realidade Aumentada pode proporcionar ao consumidor experiências com aquele item que ele deseja comprar. O reconhecimento facial, além de ser utilizado por segurança, também pode trazer indicações de produtos, de acordo com as características de uma pessoa. 

E, claro, por estarmos falando de conectividade, o 5G não deve ser esquecido. Previsto para entrar em funcionamento neste ano nas capitais e no Distrito Federal, o 5G promete maior agilidade nas transmissões de dados, o que tornará o phygital mais comum para o dia a dia dos consumidores.

Como a Sucesu pode ajudar?

Começamos este texto com um questionamento: o que é phygital? Agora que sabemos que esse movimento está ganhando espaço a cada dia, é essencial contar com parceiros, em especial, neste momento em que a tecnologia é transformada a um ritmo nunca antes visto.

Por isso, a SUCESU MINAS, que é a mais relevante e atuante sociedade de tecnologia de Minas Gerais, está preparada para auxiliar você a transformar os modos de consumo e, assim, garantir uma maior integração do físico com o virtual, ou seja, tornar o Phygital real e interessante ao seu negócio.

Conte com a Sucesu, que há 50 anos fomenta o mercado mineiro com as melhores práticas globais do setor, incluindo as iniciativas públicas e privadas, com muita dedicação e paixão pela tecnologia. Conheça nosso trabalho, fale com um dos nossos especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *