1) Introdução sobre o Design Thinking
Design Thinking: você conhece a eficiência dessa escola de pensamento no desenvolvimento de produtos e novas soluções? Iniciada no começo dos anos 1970, especialmente com os(as) engenheiros(as) que buscavam criar produtos cada vez mais inovadores, a técnica é usada e aprimorada até hoje.
Neste artigo, nós vamos explicar do que se trata a metodologia Design Thinking, demonstrando a sua importância, etapas e aplicações. Confira!
2) O que é Design Thinking?
Para entender o que é Design Thinking, um bom caminho é traduzirmos o verbo “to design”, que significa “projetar”. Quando pensamos no termo, no entanto, podemos associá-lo ao design estético, bastante utilizado na publicidade, por exemplo.
Vamos deixar esse conceito um pouco de lado para focar no significado original da palavra. Portanto, o Design Thinking é a técnica que busca projetar um produto, desenvolvendo todas as etapas necessárias para que ele atenda às necessidades do(a) consumidor(a).
Outro aspecto importante é que essa metodologia vai além de ter ideias inspiradoras. Sim, a etapa da ideação existe e é necessário que ela ocorra fluidamente. Porém, o Design Thinking trabalha também com uma imersão prévia do público-alvo, busca saber do(a) consumidor(a) o que está buscando e cria protótipos que, tendo erros e acertos, visa deixar o(a) cliente o mais satisfeito(a) possível.
Confira as etapas do Design Thinking:
Imersão: primeira etapa, tem como foco o levantamento de informações e conhecimento do problema;
Ideação: parte em que se usa a criatividade para desenvolver ideias de solução;
Prototipação: momento de tirar as ideias do papel e criar esboços para testes;
Desenvolvimento: uma vez aprovada a ideia, é a hora de aplicá-la no mercado.
Caso você queira se aprofundar ainda mais no conceito do Design Thinking e as suas etapas, recomendamos este artigo que produzimos sobre o assunto.
Agora, vamos entender como a metodologia atua no processo de desenvolvimento de produto.
3) O início da sua aplicação no desenvolvimento de produtos
Podemos tomar como base as etapas do Design Thinking descritas anteriormente para pensar como aplicá-lo à pesquisa e desenvolvimento de produtos. Portanto, o primeiro passo do processo é fazer uma imersão na problemática, buscando compreender o comportamento do(a) consumidor(a) no nicho em que você quer lançar um produto.
É o momento de pensar se o público está satisfeito com as soluções disponíveis, o que mais deseja nesse produto, o que ainda não é explorado, entre outros aspectos dessa natureza.
Para conseguir essas informações, é preciso falar com as pessoas. Busque-as e questione-as visando a solução que você pode vir a oferecer. Aliado ao contato com o público, é fundamental estar atento(a) a referências e exemplos inovadores do mercado que conseguiram convergir com o que o público esperava ou, melhor, que tenha superado as suas expectativas.
4) Reunindo as informações e colocando-as em prática
Após reunir todas as informações, é hora de transformá-las em um produto real. Não se esqueça de que você terá muitos dados a seu favor e, nessa fase, a organização é essencial!
Elenque as suas ideias em ordem de prioridade a partir de algum critério definido – seja ele a probabilidade de sucesso, exclusividade, viabilidade técnica etc. São etapas do processo de desenvolvimento de produtos acrescentar aprendizados à solução que está sendo implementada, além de não eliminar as ideias que ficaram por último na sua lista de prioridades.
Afinal, toda metodologia prevê retorno: a sua solução precisa estar preparada para responder rapidamente aos feedbacks do mercado e contar com outras opções na manga vai otimizar tempo e esforço da equipe para alcançar os resultados esperados.
5) O constante aperfeiçoamento dos produtos
Fazer o desenvolvimento de produtos por meio do Design Thinking significa colocar a sua ideia e as habilidades da sua equipe em constante adequação e evolução. Portanto, uma dica determinante em todo o processo é: não tenha medo de errar!
Tentar criar um produto perfeito pode minar as diversas possibilidades que você pode experienciar em contato com o seu público. A partir das respostas e feedbacks obtidos, os(as) criadores(as) de um novo produto definem novos rumos para tornar a solução cada vez melhor e mais adequada ao mercado.
6) Insira-se no contexto das inovações na Sucesu Minas!
O Design Thinking aplicado ao desenvolvimento de produtos é um dos inúmeros temas tratados na Sucesu Minas, a mais relevante e atuante sociedade de tecnologia de Minas Gerais, que há 50 anos fomenta o mercado mineiro com as melhores práticas globais do setor.
Venha nos conhecer e agregar conhecimentos para um mundo melhor e mais inovador! Esperamos você.