Armazenamento em nuvem: tudo o que você precisa saber

 

Veja neste artigo:

  • O que é armazenamento em nuvem?

  • Por que se chama armazenamento em nuvem?

  • Os benefícios do armazenamento em nuvem 

  • Desvantagens do armazenamento em nuvem

  • As novas tecnologias do armazenamento em nuvem

  • Quer saber mais sobre tecnologia? Conheça a Sucesu Minas!

Segundo a 34ª edição da pesquisa sobre o Uso de TI nas Empresas, o armazenamento em nuvem corresponde a 42% do processamento de dados nas organizações. Dados assim mostram a importância desse tipo de tecnologia e o espaço que ela tem conquistado.

Tanto para empresas, quanto para usuários como você leitor(a) deste artigo, esse armazenamento tem sido uma ótima saída para guardar e manipular informações.

 

Dedicamos este artigo para explicar o que é o armazenamento em nuvem, suas vantagens, desvantagens, entre outros fatores. Portanto, continue esta leitura para saber mais sobre este importante assunto. 

 

O que é armazenamento em nuvem?

Em linhas gerais, o armazenamento em nuvem corresponde a tecnologia, possibilitando que usuários e empresas possam manter, armazenar e acessar dados em servidores de alta disponibilidade pela internet. É como se você tivesse um HD externo no seu computador.

A utilização dessa tecnologia por qualquer computador ou dispositivo móvel é uma de suas características principais. As empresas que o oferecem possuem data centers (centros de dados) com vários servidores e sistemas de armazenamento para atender milhares de usuários simultaneamente.

Os data centers são locais físicos com um alto padrão de segurança digital e física, estando espalhados pelo mundo. Algumas empresas, inclusive, oferecem planos gratuitos para armazenar dados na nuvem, porém permitindo um número de usuários e capacidade de armazenagem limitados. 

Portanto, se a sua capacidade de armazenamento estiver chegando ao limite, existem as opções pagas, que permitem mais espaço e quantidade de usuários. 

Por que se chama armazenamento em nuvem?

Apesar da utilização do termo nuvem parecer recente no universo da informática, a verdade é que ele já era utilizado desde 1970, sendo uma metáfora para a palavra internet. 

Inclusive, esse termo era usado em fluxogramas e diagramas para representar a internet. A intenção era mostrar que não importa por onde a informação passar, ela sempre chegaria ao ponto final. 

Os benefícios do armazenamento em nuvem 

Se você utiliza ou conhece plataformas como o Google Drive, OneDrive, iCloud ou Box, sabe que a tecnologia de armazenamento em nuvem tem muitos benefícios. Acompanhe os principais, abaixo:

  • Mobilidade: é possível acessar os seus arquivos de qualquer lugar, desde que tenha conexão com internet.

  • Maior desempenho em projetos colaborativos: compartilhe e desenvolva projetos com usuário remotamente, sendo tudo feito via internet.

  • Personalização de recursos: tanto os planos gratuitos quanto os pagos podem ser personalizados, oferecendo flexibilidade, facilidade de implantação e baixos custos.

  • Instalação simplificada: A maioria dos computadores e celulares já possui browsers para acessar as plataformas de armazenamento em nuvem, sem necessitar de instalação adicional.

  • Segurança da nuvem: configure e decida quais usuários terão permissão para acessar pastas e arquivos.

  • Não requer a compra de hardwares extras.

Desvantagens do armazenamento em nuvem

  • É necessário ter conexão à internet para utilizar esse serviço.

  • Não dispensa a necessidade de manter dados corporativos em um sistema de armazenamento de nuvem local.

  • Pontos como segurança da nuvem, disponibilidade de serviços e bandas de transmissão variam entre as empresas que oferecem esse tipo de tecnologia.

As novas tecnologias do armazenamento em nuvem

O aumento exponencial dos espaços de armazenamento em nuvem é uma das principais tendências do presente e do futuro. Será possível guardar um número cada vez maior de informações.

Além disso, a popularização das nuvens híbridas, dividindo informações públicas e privadas, e as empresas utilizarão o armazenamento para reinventar suas operações.

Com o armazenamento em nuvem, a Internet de Tudo (IoE) permitirá a comunicação de máquinas, pessoas e procedimentos em um nível ilimitado. A utilização de ferramentas e procedimentos para garantir a segurança da nuvem também será uma constante.

Quer saber mais sobre tecnologia? Conheça a Sucesu Minas!

Há 50 anos a Sucesu Minas promove as melhores práticas e a construção de um setor tecnológico mais próspero, colaborativo e desenvolvido.

Referência em inovação tecnológica em Minas Gerais, estamos sempre atentos às novas tendências em tecnologia a cada ano e, por isso, fazemos questão de debatê-las em nosso blog. 

 

Continue lendo e acompanhando nossos artigos e, claro, fica o convite para você nos conhecer. Será um prazer tê-lo(a) conosco.

Blog

Você também pode gostar

Torne-se um associado

Seja um associado da Sucesu

Teremos muito prazer em responder a quaisquer perguntas que possa ter e ajudá-lo a determinar sua jornada com a Sucesu.

Alguns Beneficios do Associado
Como funciona o processo?
1

Você envia suas dúvidas por formulário

2

Entramos em contato e agendamos uma reunião

3

Enviamos a proposta para você se associar

Entre em contato com a Sucesu