Chat GPT no marketing digital: entenda os impactos positivos e negativos

1) Introdução

Quais serão os impactos do Chat GPT no marketing digital? Desde o final do ano passado, essa pergunta tem sido feita em várias partes do mundo, com o surgimento dessa plataforma que cria conteúdos quase da mesma forma que um(a) humano(a).

Neste artigo, vamos explicar o que é o Chat GPT, quais são as suas principais contribuições para o marketing de conteúdo, suas limitações, além da opinião da diretora de Marketing da Sucesu Minas, Isabela Moreira.

Vamos começar apresentando a ferramenta.

2) O que é o Chat GPT?

Lançado pela Open AI, o Chat GPT é uma plataforma de inteligência artificial baseada em machine learning que tem ganhado notoriedade nos últimos meses e já é utilizado por muitos(as) profissionais de marketing digital.

Os impactos do Chat GPT devem-se ao fato de que, a partir das solicitações do(a) usuário(a), a ferramenta elabora respostas em forma de texto bastante coerentes e naturais, ainda mais tendo sido produzidas pelo computador.

Capaz de responder perguntas, traduzir idiomas ou gerar texto de maneira criativa, a plataforma está sendo usada pelo marketing digital para elaborar conteúdos de alta qualidade e personalizados para as mais diversas aplicações, como: artigos de blog, conteúdo para as redes sociais, e-mail marketing e descrições de produtos, no caso das lojas virtuais.

“A ferramenta pode ser uma grande aliada dos(as) profissionais de marketing digital, entregando conteúdo de qualidade, economizando tempo e aumentando a produtividade”, declara Isabela Moreira, diretora de Marketing da Sucesu Minas.

3) As aplicações do Chat GPT na estratégia de marketing digital

Para Isabela, uma das principais vantagens da ferramenta é que ela facilita o acesso à informação com o uso inteligente. “As possibilidades são infinitas e de grande utilidade para os(as) profissionais de diversas áreas”, afirma.

Entre as estratégias de marketing digital que podem se utilizar da plataforma estão:

  • Geração de ideias de conteúdo: o Chat GPT pode ser usado para gerar ideias de conteúdo com base nas tendências atuais e nas necessidades do público-alvo.

  • Criação de conteúdo personalizado: a ferramenta pode ser treinada para criar textos personalizados para cada usuário(a), considerando as suas preferências e histórico de navegação.

  • Otimização para ferramentas de busca: o Chat GPT também pode fazer a otimização do site para as ferramentas de busca (SEO), a fim de alcançar posições de destaque nas páginas de respostas.

  • Respostas automatizadas para perguntas frequentes: respondendo perguntas comuns dos(as) clientes, ele permite que a equipe se concentre em tarefas mais complexas, o que economiza tempo e melhora a qualidade do atendimento.

  • Análise de dados de marketing: a ferramenta é capaz de analisar dados, como métricas de tráfego e conversão, além de gerar insights valiosos para a equipe.

Apesar de todas as vantagens do Chat GPT, ele também tem as suas limitações, sobre as quais vamos falar agora.

4) Os desafios e as limitações do Chat GPT

Alguns pontos limitantes do Chat GPT a se atentar são:

  • Falta de personalização: embora a ferramenta consiga personalizar um conteúdo para determinado público-alvo, ela não tem a mesma eficiência de um(a) humano(a) nessa tarefa.

  • Erros e imprecisões: é possível que eles ocorram no texto gerado, o que pode prejudicar a credibilidade da marca.

  • Dependência de dados: a plataforma necessita de um grande volume de dados para gerar um conteúdo preciso e relevante.

  • Limitações linguísticas: o Chat GPT tem dificuldade de entender variações linguísticas como coloquialismos e expressões idiomáticas, interferindo na qualidade do conteúdo.

  • Dependência da tecnologia: o site é dependente do funcionamento da tecnologia e, caso haja falhas, o seu desempenho também pode ser comprometido.

5) Vilão ou aliado? Confira as conclusões sobre o Chat GPT

Se por um lado o Chat GPT desperta o fascínio, devido às suas novas funcionalidades, por outro, recebe muitas críticas de pessoas que temem, inclusive, perder espaço no mercado de trabalho com a chegada da ferramenta. Pelas previsões da diretora de Marketing da Sucesu Minas, estamos falando muito mais de um aliado do que de um algoz.

“Mesmo que as ferramentas de inteligência artificial façam parte do trabalho humano, acredito que elas vêm para auxiliar e aprimorar as skills dos(as) profissionais”, diz Isabela Moreira. “Apesar da sua eficiência, o Chat GPT necessita da inteligência humana para avaliar e fazer bom uso do conteúdo obtido”, acrescenta.

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Se você é um(a) empresário(a), profissional ou simplesmente alguém que se interessa por tecnologia, conheça a Sucesu Minas: a mais relevante e atuante sociedade de tecnologia de Minas Gerais, que há 50 anos fomenta o mercado mineiro com as melhores práticas globais do setor, incluindo as iniciativas públicas e privadas.

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