ChatGPT e as fakes news: entenda essa relação

A Inteligência Artificial (IA) tem revolucionado bastante as nossas vidas. E conceitos como machine learning, redes neurais e outros se tornam cada vez mais comuns. 

 

Uma das últimas ferramentas criadas e lançadas com base em IA, o ChatGPT, está gerando muitas polêmicas e abrindo precedentes para práticas prejudiciais para a sociedade, entre elas a criação das chamadas fake news.

Neste artigo, mostraremos para você como o ChatGPT funciona e tem auxiliado pessoas mal-intencionadas a espalhar informações falsas pela internet. Portanto, continue esta leitura!

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT (em inglês Generative Pre-Trained Transformer) é um algoritmo criado com base em inteligência artificial que, apesar de ter sido lançado em 2020, só foi liberado para utilização do público em 2022.

Ele foi criado por um laboratório de pesquisas em IA nos Estados Unidos, o OpenAI. Em linhas gerais, essa ferramenta foi desenvolvida pautada em machine learning e redes neurais, com foco em diálogos visuais.

Ou seja, o Chat GPT está baseado em uma tecnologia de modelo linguístico que compreende os significados de frases e textos, sendo capaz de estabelecer e construir diálogos e respostas mais complexas (o que o diferencia de outras ferramentas no mercado).

Como já deu para perceber, o foco desse algoritmo é lidar com textos, sem precisar de um script pronto, como os chatbots mais comuns. Trata-se de uma ferramenta de geração de textos extremamente avançada.

O incrível dessa inteligência artificial é que ela possui várias camadas, permitindo que a plataforma preste atenção aos mínimos detalhes textuais, tais como:

·       Palavras-chave.

·       O contexto do que está sendo escrito.

·       Os significados que as palavras podem ter.

·       Aspectos gramaticais e de semântica.

Como funciona o ChatGPT?

Qualquer inteligência artificial se alimenta por meio das informações colhidas por meio da internet, ocorrendo o mesmo com o ChatGPT. Ou seja, tudo que se encontra disponível na internet compõe a base de dados das redes neurais dessa ferramenta.

Baseando-se no cruzamento de informações e analisando padrões, este algoritmo consegue transformar as perguntas feitas pelos usuários em respostas criativas.

Logo, se você fizer uma pergunta para o ChatGPT, ao invés dele trazer somente os resultados (como já fazem os mecanismos de busca), ele irá elaborar textos, poemas, letras de música, contos, receitas ou qualquer outro gênero textual de maneira bastante contextualizada.

Outra facilidade apresentada por ele é poder ser utilizado por uma API, transformando radicalmente a experiência do usuário.

Isso quer dizer que não é preciso instalar um aplicativo ou acessar um site para fazer questionamentos para o algoritmo, sendo ele incorporado a outros programas e aplicativos como o WhatsApp, o Microsoft Word, ferramentas de e-mail, entre outros. 

O problema é que, com a recente onda das chamadas fake news, a rede neural do ChatGPT também tem sido alimentada com falsas notícias. Logo, essa ferramenta tem sido utilizada por pessoas mal-intencionadas para escrever e disseminar informações falsas.

Como o ChatGPT pode se tornar uma máquina de fake news

Como você pôde perceber anteriormente, o ChatGPT é uma ferramenta capaz de criar textos, como artigos, redações, notícias, letras musicais e até códigos inteiros de programação. Agora, imagine essa inteligência artificial caindo em mãos erradas?

 

Pois bem, por ser baseado em machine learning, existem pessoas alimentando as redes neurais desse algoritmo com informações falsas, fazendo-o aprender a mentir, criar e escrever fake news.

 

Por se tratar de uma máquina de criação de conteúdo altamente eficiente, o ChatGPT pode criar inúmeras fake news por dia. Assim, fica fácil para qualquer usuário apenas pegar, após criadas, as notícias falsas e espalhá-las por sites, e-mails e redes sociais.

 

Com o crescimento e o potencial do ChatGPT em propagar e ampliar as campanhas de desinformação e das fake news, tem sido um enorme desafio para os órgãos públicos e privados combaterem este problema. Para você compreender melhor a proporção que as coisas tomaram, mostraremos algumas evidências a seguir.

Notícias e eventos onde o ChatGPT foi utilizado para fabricar fake news

Segundo um levantamento realizado pela ferramenta NewsGuard, plataformas de produção textual como o ChatGPT são pouco confiáveis para a criação de conteúdos que retratem acontecimentos verídicos ou com alguma veracidade.

Dados levantados, após testes feitos por ela, geraram narrativas consideradas falsas em 80 das 100 solicitações feitas para escrever novos conteúdos.

Mas os testes realizados pela NewsGuard não foram os únicos neste sentido. Jornalistas do site “O Globo” também fizeram testes utilizando a inteligência artificial do ChatGPT, para criar e escrever conteúdos sobre diversos temas, por uma semana.

Foram escolhidos temas como: 

  • A facada levada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

  • Ataques ao juiz Alexandre de Moraes, do STF.

  • Terraplanismo.

  • Negacionismo científico.

  • Suspeição das urnas eletrônicas.

  • Fechamento do Supremo Tribunal Federal.

  • Entre outros.

Ao final dos testes, foi possível elaborar várias fake news, automaticamente, por meio do ChatGPT, sobre os assuntos escolhidos. 

Como é possível constatar, o Chat GPT pode virar uma verdadeira “máquina propagadora de fake news”. Mas esperamos que, com o tempo, a tendência seja a ferramenta ser aperfeiçoada e que sejam corrigidas essas brechas oferecidas para a prática da desinformação. 

Conheça a Sucesu MG e contribua para os debates do setor tecnológico!

Você já conhece a Sucesu Minas? Somos uma sociedade anônima atuante e referência em inovação tecnológica em Minas Gerais, fomentando há 50 anos as melhores práticas globais do setor, incluindo as iniciativas públicas e privadas.

A inteligência artificial, ferramentas como o Chat GPT e as campanhas de desinformação causadas pelas fake news são assuntos que envolvem o setor de tecnologia, nos interessam e são relevantes para nós! Venha nos conhecer. Será um prazer tê-lo(a) conosco.

Blog

Você também pode gostar

Torne-se um associado

Seja um associado da Sucesu

Teremos muito prazer em responder a quaisquer perguntas que possa ter e ajudá-lo a determinar sua jornada com a Sucesu.

Alguns Beneficios do Associado
Como funciona o processo?
1

Você envia suas dúvidas por formulário

2

Entramos em contato e agendamos uma reunião

3

Enviamos a proposta para você se associar

Entre em contato com a Sucesu