Ética e inteligência artificial: os desafios da tecnologia

Veja neste artigo:

  • Inteligência Artificial (IA)

  • Os princípios éticos da IA

  • Quais as responsabilidades dos profissionais de tecnologia?

  • Desafios éticos da Inteligência Artificial (IA)

  • Com a Sucesu Minas, você está sempre atualizado sobre o universo tecnológico

 

Ética e inteligência artificial: os desafios da tecnologia 

 

A Inteligência Artificial (IA) trouxe avanços tecnológicos significativos para o nosso cotidiano, ampliando possibilidades e trazendo uma série de benefícios. Apesar disso, a IA trouxe, também, grandes desafios para os profissionais de tecnologia e a sociedade.

 

Nesse ínterim, ficou claro que os dilemas não se restringem apenas às questões de desempenho e eficiência, mas também às consequências éticas e sociais de como essas ferramentas impactam a vida das pessoas.

 

Neste artigo, mostramos o quanto é essencial criar sistemas de forma responsável e os princípios e desafios éticos da inteligência artificial. Portanto, aproveite este texto para tirar qualquer dúvida sobre este tema!

 

Inteligência Artificial (IA)

A princípio, antes de entrar no campo da ética, vamos explicar o que é a Inteligência Artificial (IA). Ela é um campo ou área da Ciência da Computação que desenvolve e estuda a capacidade de sistemas ou máquinas exibirem habilidades ou comportamentos semelhantes aos dos humanos. 

Porém, isso só é possível com o desenvolvimento de sistemas e algoritmos que permitem a realização de tarefas feitas pela inteligência humana. Aqui, estamos falando do desenvolvimento de redes neurais artificiais, lógica simbólica, algoritmos genéticos, entre outras ferramentas.

A ideia é que, com a inteligência artificial, as máquinas sejam capazes de reconhecer padrões, raciocinar e tomar decisões, por exemplo. 

Logo, a IA tem se tornado parte comum das nossas vidas, por meio de máquinas inteligentes capazes de executar uma ampla variedade de tarefas humanas, facilitando e otimizando o tempo e a produtividade dessas atividades.

Os princípios éticos da IA

Sempre que se trabalha com tecnologia e inovação, é necessário considerar as implicações éticas causadas por esses avanços tecnológicos.

Ou seja, devem ser seguidos princípios e diretrizes éticas que orientem a criação, o desenvolvimento e a implementação dessas tecnologias. Os principais preceitos discutidos sobre os sistemas de inteligência artificial são:

  • Justiça e equidade;

  • Transparência;

  • Privacidade e segurança;

  • Responsabilidade;

  • Avaliações e ajustes constantes;

  • Colaboração entre inteligência humana e inteligência artificial.

Tanto a sociedade quanto os profissionais da tecnologia precisam considerar esses princípios ao projetar, desenvolver e implementar soluções de IA.

Quais as responsabilidades dos profissionais de tecnologia?

Além dos princípios éticos da Inteligência Artificial, o profissional de tecnologia precisa estar ciente também sobre quais são as suas responsabilidades ao lidar com esse campo científico. Do contrário, a atuação desse profissional estará sendo negativa e nada contributiva para o avanço científico e social.

Entre as principais responsabilidades, podemos citar:

  • Respeitar e conhecer a legislação civil e trabalhista;

  • Evitar danos e preservar a privacidade de terceiros;

  • Não interferir nos trabalhos de computação ou usar recursos computacionais de outros profissionais;

  • Não utilizar softwares pirateados;

  • Refletir sobre as consequências sociais das tecnologias desenvolvidas;

  • Não fazer uso dos recursos computacionais para dar falso testemunho ou roubar informações;

  • Jamais interferir nos arquivos de outras pessoas;

  • Não se apropriar do trabalho intelectual de outras pessoas.

Desafios éticos da Inteligência Artificial (IA)

Conforme vimos até aqui, a ética é fundamental para o bom desenvolvimento do campo da inteligência artificial. Porém ela ainda enfrenta desafios e considerações importantes.

Uma das principais é a falta de regulamentação adequada, que pode levar a usos irresponsáveis e abusos da tecnologia. Por isso, a legislação e as políticas públicas precisam evoluir e garantir que sejam protegidos os direitos e valores sociais.

Outro ponto é a complexidade e dificuldade de compreender algumas decisões tomadas pelos algoritmos, ou seja, a opacidade dos sistemas de IA. Logo, fica difícil identificar e verificar injustiças, preconceitos e erros derivados deles.

Além disso, é importante considerar outras questões desafiadoras para a ética na inteligência artificial:

  • O impacto da automação na extinção de empregos e nas condições de trabalho.

  • Privacidade e segurança, para não haver violações ou aproveitamentos por pessoas mal-intencionadas.

  • A inteligência artificial não ser utilizada para desinformar e manipular opiniões, como as deep fakes.

Portanto, é importante levar em consideração esses pontos para o desenvolvimento de sistemas de forma responsável. Além disso, colabora para a construção de um relacionamento mais saudável e contributivo com as ferramentas de IA.

Fique sempre atualizado sobre o universo tecnológico com a Sucesu Minas

A Sucesu Minas é referência há 50 anos em inovação tecnológica em Minas Gerais, promovendo as melhores práticas para a construção de um setor tecnológico mais próspero, colaborativo e desenvolvido.

Promovemos eventos, debates e trocas de experiências, todos os anos, para qualificar ainda mais os profissionais que trabalham ou desejam atuar nas áreas de Tecnologia e Inovação.

Trazemos também os assuntos e as temáticas mais atuais do setor tecnológico para serem debatidas em nosso blog. Portanto, acompanhe nossos artigos para ficar sempre informado(a) e atualizado(a).

 

Continue lendo e acompanhando e, claro, fica o convite para você nos conhecer. Será um prazer tê-lo(a) conosco.

Blog

Você também pode gostar

Torne-se um associado

Seja um associado da Sucesu

Teremos muito prazer em responder a quaisquer perguntas que possa ter e ajudá-lo a determinar sua jornada com a Sucesu.

Alguns Beneficios do Associado
Como funciona o processo?
1

Você envia suas dúvidas por formulário

2

Entramos em contato e agendamos uma reunião

3

Enviamos a proposta para você se associar

Entre em contato com a Sucesu