Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) é parte integrante da indústria de tecnologia. Exemplo disso é o uso constante de aplicativos, ferramentas de desenvolvimento, plataformas de computação, sistemas de gerenciamento de banco de dados, middleware, ferramentas de gerenciamento e monitoramento, entre outros.

Porém, como esse é um processo contínuo, ainda vem muito mais pela frente. Por este motivo, este artigo da Sucesu Minas, órgão referência no fomento de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no estado, traz as principais tendências em IA para 2020 e os próximos cinco anos.

Acompanhe e comprove como essas inovações impactarão as empresas diretamente, nos mais diversos setores, em um movimento estrutural e contínuo.

TI como protagonista nos processos empresariais da era digital

Em 2020, os investimentos globais em TI tomarão muito mais espaço, comprovando que a tecnologia é a nova protagonista dos processos das empresas na era digital. No Brasil, a consultoria IDC prevê crescimento de 4,5% para o mercado de TI, somente em 2020, e 0,2% para o mercado de telecomunicações. O investimento será de US$ 48 bilhões nesta área e US$ 41 bilhões em serviços de telecomunicações no próximo ano.

Especialistas acreditam que a Inteligência Artificial, seguida por Machine Learning, serão as tecnologias que mais merecem destaque neste ano. Por exemplo, chips e dispositivos como câmeras, até desconectados, terão capacidade de serem treinados para executar funções como contar pessoas e detectar comportamentos anormais em locais públicos.

De acordo com a Forrester, 53% dos tomadores de decisão globais (dados e análises), afirmam que estão em processo de implementação ou expansão de alguma forma de inteligência artificial. A consultoria também diz que 16% dos tomadores de decisão globais de marketing B2C planejam aumentar os gastos em tecnologias de dados e análises, incluindo IA, em 10% ou mais este ano.

Inteligência Artificial e Cibersegurança

Em cibersegurança, a aplicação de Inteligência Artificial deve ser empregada com o objetivo de detectar ameaças e oferecer recomendações aos analistas de segurança. Mas para que a IA funcione, é necessário a colaboração entre governos, indústria e áreas de estudo para gerar recursos para aplicação nas questões de cibersegurança e escala global.

A adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), cuja vigência está prevista para agosto de 2020, traz a necessidade das empresas e indústrias entrarem em conformidade com a legislação. Para isso, é necessário o mapeamento de processos e ferramentas, onde entra a tecnologia de IA.

A IDC prevê que até 2022, possivelmente como resultado de alguns problemas de má utilização da IA, mais de 70% das empresas do G2000, da Forbes, terão programas formais para monitorar a confiabilidade digital, pois a confiança digital se torna um ativo corporativo essencial.

Próximos cinco anos de um movimento constante

Caminhando a partir de 2020, as previsões são de uma continuidade do movimento de progresso. Para a consultoria IDC, em 2020, 60% dos CIOs iniciarão uma estrutura de confiança digital que vai além da prevenção de ataques cibernéticos, abrangendo a recuperação das organizações, que atuarão de maneira resiliente nas situações, eventos e efeitos adversos.

Até 2021, estimulados a reduzir os gastos com TI, melhorar a agilidade corporativa e acelerar a inovação, empresários terão a IA e os dados como parte das operações, ferramentas e processos. Muitas práticas de Agile/DevOps serão utilizadas para áreas de negócio.

No ano seguinte, é previsto que 75% das organizações que não capacitarem suas equipes de TI para permitir esta inovação estarão fadadas a perder mercado. Até 2024, a IA resultará em 25% do gasto total em soluções, como “Resultados como Serviço”, que impulsionam a inovação em escala e valor comercial superior.

Portanto, a inteligência artificial precisa ser implementada nas organizações desde já. A Sucesu Minas ajuda nesse sentido, direcionando com conhecimento e networking seus associados a escalarem seus negócios e aproveitarem os benefícios da era da Transformação Digital.

Saiba mais, acompanhe nossos artigos.



Blog

Você também pode gostar

Torne-se um associado

Seja um associado da Sucesu

Teremos muito prazer em responder a quaisquer perguntas que possa ter e ajudá-lo a determinar sua jornada com a Sucesu.

Alguns Beneficios do Associado
Como funciona o processo?
1

Você envia suas dúvidas por formulário

2

Entramos em contato e agendamos uma reunião

3

Enviamos a proposta para você se associar

Entre em contato com a Sucesu