O que esperar das novas tecnologias para a Indústria 4.0

Diferentemente dos anos pré-pandemia, em 2023 o mercado de Tecnologia está bastante aquecido, recebendo investimentos de empresas de diferentes tamanhos. E se atualizar no setor se tornou uma necessidade existencial para as corporações. Essas são as marcas da Indústria 4.0, que tem se consolidado com a 4° Revolução Industrial.

 

No Brasil, ela já é uma realidade em diversas fábricas e modelos de negócio, como as startups, que transformam o modo de se relacionar com as tecnologias. Afinal, o “tech” já deixou de ser um mero auxílio para tomar o papel de agentes ativos capazes de transformar todo um sistema.

 

Neste artigo, apresentaremos para você o que é a Indústria 4.0 e seu panorama pelo Brasil em 2023. Continue a leitura e não perca nenhum detalhe!

 

O que é a Indústria 4.0?

 

Podemos definir a Indústria 4.0 como um conceito que abrange a integração de novas tecnologias à manufatura, entre as quais podemos citar:

  • Internet das Coisas (IoT da sigla em inglês).

  • Computação em nuvem.

  • Big data.

  • Inteligência Artificial (ou AI, sigla em inglês).

  • Aprendizado de máquinas.

É importante frisar que a adoção correta dessas tecnologias promove uma revolução na maneira como as empresas produzem, criam e distribuem seus produtos ou serviços. Compreendido o conceito, é hora de descobrir a importância da Indústria 4.0.

Qual é a importância da indústria 4.0?

É possível perceber a importância da Indústria 4.0 sob diferentes perspectivas. Do ponto de vista trabalhista, esse conceito cria fábricas e sistemas inteligentes que afetam as relações de trabalho, os requisitos de qualificação profissional e o aparecimento ou desaparecimento, de algumas profissões (“as profissões do futuro”).

 

Pelo panorama dos negócios, novos mercados e modelos de negócio surgiram com a Indústria 4.0, alterando bastante a dinâmica econômica do mundo atual.

 

Pelo prisma da sustentabilidade e eficiência, a adoção dos sistemas inteligentes trouxe:

 

  • Uma disponibilidade maior de maquinário.

  • Um aumento da eficácia geral.

  • Redução do consumo de energia e o desperdício de materiais, insumos e matéria-prima.

 

Com a Inteligência Artificial (IA), ficou mais fácil identificar e se preparar para problemas ou falhas futuras. Assim, a tomada de decisões passa a ser mais confiável, eficaz, assertiva e sempre baseada em dados.

Como está a indústria 4.0 hoje no Brasil?

Alguns números ajudam a traçar um quadro do desenvolvimento da Indústria 4.0 no Brasil. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Software, o investimento em tecnologia no nosso país em 2021 foi de US$ 45,7 bilhões, sendo 17,4% maior que no ano anterior. Esses números nos colocaram como o 10° país que mais investe em tecnologia.

Além disso, de acordo com um estudo da Pesquisa de Inovação Semestral (PINTEC), aproximadamente 70% das 9,4 mil empresas participantes investiram em novidades tecnológicas em 2021, com 58,4% delas anunciando que pretendem aumentar investimentos em pesquisa e desenvolvimento em 2023.

Logo, é visível que em 2023 os investimentos e a procura por inovações tecnológicas será grande. Isso mostra uma tendência na busca das empresas brasileiras por tecnologias para:

  • Aumento de eficácia de maquinário.

  • A substituição de processos manuais por processos tecnológicos de ponta.

  • Manutenção e incremento de produtividade.

  • A adoção de melhores práticas em departamentos e unidades.

Entretanto, o desenvolvimento pleno da Indústria 4.0 no Brasil ainda depende de condições para que empresas e segmentos possam se atualizar e desenvolver mais, como:

  • Medidas de financiamento de máquinas.

  • Programas de crédito de capital de giro.

  • Legislações mais flexíveis que diminuam a burocracia.

  • Medidas para a formação de mão de obra qualificada e competências tecnológicas.

  • Criação de oportunidades e conhecimento compartilhado.

O Brasil ainda se encontra em um estágio no qual  precisa se consolidar como potência tecnológica. Para isso, necessita de investimentos que impulsionem e elevem o nível de sua cadeia industrial.

Como fica o mercado de trabalho para a Indústria 4.0?

Conforme uma pesquisa da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), em 2025 o Brasil pode ter um déficit de quase 800 mil profissionais no setor tecnológico.

Logo, um dos entraves para o desenvolvimento da Indústria 4.0 é resolver a lacuna de mão de obra de atuantes na área de Tecnologia. Assim, é preciso investimentos em educação, treinamento e capacitação para formação de profissionais qualificados que preencham essas vagas.

Cursos técnicos, de graduação ou pós-graduação públicos, ou mesmo particulares, devem receber um investimento maior e abrir mais vagas. Esse é um gargalo que se resolve dando mais acessibilidade e estímulos aos estudos, seja por faculdade, cursos profissionalizantes ou até para aqueles que aprendem tudo sozinho.

Para os já capacitados, é necessário oferecer especializações no exterior por meio de programas públicos e incentivos para que as MPEs contratem esses profissionais.

Cabe aos entes federais, às unidades da federação e à iniciativa privada se unir e organizar para mudar o panorama do mercado de trabalho na área de Tecnologia.

Tendências ainda para 2023

Como visto anteriormente, há uma tendência em 2023 para que os investimentos em tecnologias e processos de inovação da Indústria 4.0 sejam implementados nas empresas brasileiras.

O objetivo é substituir os processos manuais de chão de fábrica pelos tecnológicos de ponta, visando adotar práticas melhores e aumentar o nível de produtividade.

Os investimentos em qualificação e educação para resolver o gargalo de mão de obra, conforme visto no subtítulo anterior, também serão uma tendência.

Além disso, o desenvolvimento de sistemas inteligentes e softwares que ofereçam soluções completas e baseadas em metodologias ágeis deve ser uma constante. Se acostume também, em 2023, a ouvir o nome de dois termos: inteligência artificial e data science.

Inteligência artificial e data science

As tecnologias baseadas em inteligência artificial oferecem soluções ainda mais integradas, por meio da automatização de processos. Com elas, a execução de tarefas é mais simples, reduzindo os custos operacionais. 

Logo, em 2023, a IA continuará norteando muitos conceitos e ações nas empresas, sendo importante no desenvolvimento da Indústria 4.0 no Brasil.

Apesar de já fazer parte da realidade de muitas empresas nos últimos anos, o data science continuará como uma ferramenta importante para vários setores e segmentos, ajudando a prever situações e adaptar novos cenários, por meio da análise de informações quantitativas e qualitativas valiosas.

Soluções em TI

Quando se fala em soluções em TI, elas não estão restritas apenas à instalação de um software mais eficiente ou aquisição de novas ferramentas. É necessário também otimizar e saber utilizar da maneira mais correta os recursos já disponibilizados pelas empresas.

As empresas que produzem soluções completas em TI, focadas em soluções ágeis, terão um “up” em 2023, aumentando seus investimentos e desenvolvendo soluções que atendam às necessidades das organizações de forma ainda mais ágil, eficiente e completa.

Quer saber mais sobre tecnologia? Conheça a Sucesu Minas!

A Sucesu Minas é uma sociedade anônima atuante e referência em inovação tecnológica em Minas Gerais. Há 50 anos promovemos as melhores práticas e a construção de um setor tecnológico mais próspero, colaborativo e desenvolvido.

Estamos sempre atentos às novas tendências em tecnologia a cada ano e, por isso, fazemos questão de trazê-las, a fim de debater cada uma delas em nosso blog. 

 

Continue lendo e acompanhando nossos artigos e, claro, fica o convite para você nos conhecer. Será um prazer tê-lo(a) conosco.

Blog

Você também pode gostar

Torne-se um associado

Seja um associado da Sucesu

Teremos muito prazer em responder a quaisquer perguntas que possa ter e ajudá-lo a determinar sua jornada com a Sucesu.

Alguns Beneficios do Associado
Como funciona o processo?
1

Você envia suas dúvidas por formulário

2

Entramos em contato e agendamos uma reunião

3

Enviamos a proposta para você se associar

Entre em contato com a Sucesu