Quais são as profissões do futuro? Confira 10 destaques!

Mercado em constante transformação

Quais são as profissões do futuro? Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e em constante transformação, essa é uma pergunta bastante pertinente. Afinal, principalmente depois do surgimento da internet, novas atuações profissionais surgiram e outras deixaram de existir – como o(a) datilógrafo(a), por exemplo.

Entre as profissões do futuro está a tecnologia, acompanhada por áreas voltadas ao desenvolvimento humano e à preservação do meio ambiente. Estas têm sido grandes demandas sociais e que repercutem no mercado de trabalho.

Puxadas pelas inovações tecnológicas, profissões como analista de big data, desenvolvedor(a) de software, especialista em Inteligência Artificial (IA) e em cibersegurança estão em alta e o(a) profissional que se capacitar para exercê-las terá ótimas perspectivas.

É o caso de outras ocupações, como os(as) profissionais da saúde mental, professores especializados(as) em Ensino a Distância (EaD) e analistas de mídias sociais, que também são requisitados(as).

A partir da análise de especialistas sobre profissões do futuro, vamos abordá-las a seguir para que você possa refletir sobre elas e se ela se encaixa ao seu perfil. Vamos lá!

Quais são as profissões do futuro?

Confira, uma a uma, as principais profissões do futuro.

1) Analista de big data

Este é um cargo muito valorizado atualmente, já que tem a função de analisar a grande quantidade de dados produzida digitalmente. A função deste profissional é entender o comportamento dos(as) consumidores(as) na internet e fazer com que as empresas ofereçam produtos e serviços cada vez mais próximos ao que o público-alvo deseja.

2) Especialista em cibersegurança

Com a maioria das informações armazenadas na internet, este é hoje um meio muito visado por hackers, tornando necessário o trabalho de especialistas em cibersegurança. Quanto mais avançam as soluções digitais, evolui também a criatividade de cibercriminosos em burlar sistemas de segurança, aumentando a valorização desses(as) profissionais.

3) UX designer

Por causa da força que os aplicativos e softwares têm atualmente, a experiência do usuário utilizando essas plataformas passou a ser muito valorizada. O(a) profissional responsável por torná-la a melhor possível é o UX designer, sendo que “UX” vem da sigla em inglês “user experience”.

4) Analista de mídias sociais

É inegável o poder das redes sociais nos dias de hoje, não é mesmo? O(a) profissional que cuida das interações e engajamento de uma empresa nessas mídias, bem como utiliza os mecanismos de busca na internet a seu favor e procura tornar a marca cada vez mais presente e vista no meio digital, já é, há algum tempo, recrutado(a) pelas empresas.

5) Especialista em energias renováveis

Outra pauta que ganhou muita força nos últimos anos é a ambiental, demandando profissionais que busquem soluções de geração de energia renovável e projetos para a criação de usinas de energia solar e eólica. Essa é uma tendência que seguirá para os próximos anos e gerações.

6) Profissional de saúde mental

A saúde mental é um dos temas mais debatidos da atualidade. Devido à grande parcela da população que sofre com transtornos mentais e emocionais, profissionais do ramo como os(as) psicólogos(as) e psiquiatras têm sido muito procurados(as), movimento que não deve enfraquecer tão cedo, com muitas oportunidades abertas nesta área.

7) Desenvolvedor(a) de software

Em um mundo digital e hiperconectado, o(a) desenvolvedor(a) de software é fundamental e sua demanda apresenta constante crescimento. Utilizando diversas linguagens de programação, como Python, Java e C+, ele(a) faz o design, implementação e desenvolvimento de novos programas.

8) Especialista em e-commerce

Um movimento que vinha crescendo e com a pandemia expandiu ainda mais foi a compra online, o que ampliou a procura por especialistas em e-commerce. Esse(a) profissional atualiza constantemente as páginas das lojas virtuais, sempre de forma alinhada às estratégias de marketing voltadas a essa plataforma.

9) Professores(as) especializados(as) em EaD

Outra área que cresceu recentemente foi o EaD e, para efetuá-lo, é necessária a contratação de professores(as) especializados(as) nesse modelo, que lidem bem com as plataformas digitais, utilizando-as para dar aulas com maior qualidade e melhor aproveitamento do(a) aluno(a).

10) Especialista em IA e machine learning

A inteligência artificial e o machine learning têm evoluído muito e estão sendo usados dentro das empresas para investir em novos projetos, sempre respaldados pelo conhecimento dos(as) profissionais especializados(as) nessa área, que costumam ter um ótimo conhecimento de matemática e programação.

Habilidades exigidas aos profissionais do futuro

Agora que você já conhece as funções de destaque, é essencial saber as habilidades e competências para as profissões do futuro. Como você pôde perceber até aqui, ter conhecimentos em ferramentas de tecnologia é determinante para diversas áreas, assim como ter domínio de outras línguas, em especial o inglês.

Mas a expressão que muito tem se falado nas empresas atuais são as “soft skills”, que são as habilidades relacionadas ao comportamento. Entre elas, as principais que você pode desenvolver para conquistar espaço no mercado de trabalho são:

  • Comunicação interpessoal;

  • Pensamento crítico;

  • Adaptabilidade;

  • Criatividade;

  • Persuasão;

  • Administração de conflitos.

Conheça a Sucesu Minas, uma ponte no mercado de tecnologia

O mercado tem colocado os desafios com as profissões do futuro. Porém, conectando-se às pessoas certas, você terá as ferramentas para superar todos eles. A Sucesu Minas é a mais relevante e atuante sociedade de tecnologia de Minas Gerais.

Há 50 anos, fomentamos as melhores práticas globais do setor, por meio de networking, cursos, eventos e tudo o que você precisa para crescer na área de tecnologia.

 

Quer debater quais são as profissões do futuro? Seu lugar é a Sucesu MG!

Blog

Você também pode gostar

Torne-se um associado

Seja um associado da Sucesu

Teremos muito prazer em responder a quaisquer perguntas que possa ter e ajudá-lo a determinar sua jornada com a Sucesu.

Alguns Beneficios do Associado
Como funciona o processo?
1

Você envia suas dúvidas por formulário

2

Entramos em contato e agendamos uma reunião

3

Enviamos a proposta para você se associar

Entre em contato com a Sucesu