Saiba o que é hidrogênio verde e qual a sua importância

Consumo de energia crescerá 50% até 2050

Você sabe o que é hidrogênio verde e por que ele tem sido considerado tão importante atualmente? Trata-se de uma das principais alternativas de geração de energia em relação aos combustíveis fósseis – movimento que vem ganhando muita força.

Segundo dados publicados pela International Energy Agency (IEA), o consumo mundial de energia crescerá 50% até 2050. Com os problemas ambientais decorrentes das mudanças climáticas, é cada vez mais necessário produzir energia com baixa emissão de dióxido de carbono (CO2), gás que causa grave desequilíbrio no efeito estufa e em toda a sua cadeia produtiva.

O hidrogênio (H2) é o elemento químico mais abundante, mais leve e com o maior valor energético, mas raramente é encontrado de forma isolada na natureza. Ele pode ser obtido a partir de diversas fontes de matéria-prima e utilizado em diferentes aplicações energéticas e não energéticas.

Além disso, o H2 pode ser armazenado por longos períodos e transportado em grandes distâncias, com custos relativamente atrativos. Por todos esses motivos, as fontes de hidrogênio são consideradas os combustíveis do futuro.

Vamos, então, entender melhor o que é hidrogênio verde e para que serve. Venha conosco!

O que é hidrogênio verde?

O hidrogênio verde (H2V) é um gás produzido a partir da eletrólise da água, formado por baixa ou nula quantidade de carbono e composto por energias limpas e renováveis. Ou seja, é produzido sem emitir CO2.

A eletrólise é um processo que usa a corrente elétrica para separar o hidrogênio do oxigênio da molécula de água (H2O). A técnica demanda uma alta quantidade de energia elétrica, sendo necessária a utilização de uma fonte de energia limpa e renovável, como a solar, hídrica ou eólica.

O hidrogênio pode ser muito útil, também, para armazenar energia renovável nos períodos de alta produção e baixa demanda de energia elétrica.

Agora que você sabe o que é e como é produzido o hidrogênio verde, confira a seguir as escalas de cores do hidrogênio!

Classificação do hidrogênio (escala de cores)

  • Hidrogênio preto: produzido por gaseificação do carvão mineral (antracito), sem CCUS (Captura, Armazenamento e Utilização do Carbono).

  • Hidrogênio cinza: produzido por reforma a vapor do gás natural, sem CCUS.

  • Hidrogênio marrom: produzido por gaseificação do carvão mineral (hulha), sem CCUS.

  • Hidrogênio branco: produzido por extração de hidrogênio natural ou geológico.

  • Hidrogênio musgo: produzido por reformas catalíticas, gaseificação de plásticos residuais ou biodigestão anaeróbica de biomassa, com ou sem CCUS.

  • Hidrogênio turquesa: produzido por pirólise do metano, sem gerar CO2.

  • Hidrogênio rosa: produzido com fonte de energia nuclear.

  • Hidrogênio azul: produzido por reforma a vapor do gás natural (eventualmente, também de outros combustíveis fósseis), com CCUS.

  • Hidrogênio verde: produzido via eletrólise da água com energia de fontes renováveis (principalmente eólica e solar).

Quais são as vantagens e desvantagens do hidrogênio verde?

Pelo fato de o hidrogênio verde ser um combustível-chave para a descarbonização da economia global, ele vem sendo estudado mais a fundo em relação às vantagens e desvantagens da sua produção e utilização.

Um ponto bastante favorável é ser totalmente sustentável – não emite gases poluentes na produção e nem durante a combustão. Além disso, a energia de hidrogênio verde é armazenável (o que permite utilizá-la posteriormente e em momentos diferentes ao da sua produção) e versátil (pode ser transformada em eletricidade ou combustíveis sintéticos e ser usada para fins comerciais, industriais ou de mobilidade).

Outras vantagens do H2V é que ele não é tóxico. Sendo o elemento mais abundante no universo, possui grande densidade energética, tem produção silenciosa, portanto não aumenta a poluição sonora e pode proporcionar ganhos econômicos significativos, o que gera mais postos de trabalho e mais renda para o país.

Os pontos de melhoria e que se encontram em desenvolvimento tecnológico são o alto custo de produção (que vem sendo reduzido a cada ano), a grande quantidade de energia investida, necessária na eletrólise e a atenção quanto à segurança, já que o hidrogênio é muito volátil e inflamável, exigindo requisitos de segurança para evitar fugas e explosões.

E como anda a produção de hidrogênio verde no Brasil? É o que veremos a seguir!

Hidrogênio verde no Brasil

Nesse contexto em que produzir o hidrogênio verde é fundamental para descarbonizar a indústria, fazer a transição energética e cumprir com os compromissos estabelecidos em pactos ambientais, o Brasil dispõe de abundância de recursos renováveis (Sol e vento) para produzir o combustível e se destacar nesse mercado, utilizando-o internamente ou para exportação.

Mas, para alcançar esse posto, é necessário que haja investimento em inovação, pesquisa e desenvolvimento, com as entidades públicas e privadas incentivando políticas de descarbonização da produção, para que o Brasil se coloque como um país de destaque na produção de combustíveis verdes.

Quer debater o assunto? Conheça a Sucesu MG!

Você já conhece a Sucesu Minas? Somos a mais relevante e atuante sociedade de tecnologia de Minas Gerais, que há 50 anos fomenta as melhores práticas globais do setor, incluindo as iniciativas públicas e privadas.

 

A produção do hidrogênio verde e todos os assuntos que envolvem tecnologia nos interessam e são temas relevantes para nós! Venha nos conhecer. Será um prazer tê-lo(a) conosco.

Blog

Você também pode gostar

Torne-se um associado

Seja um associado da Sucesu

Teremos muito prazer em responder a quaisquer perguntas que possa ter e ajudá-lo a determinar sua jornada com a Sucesu.

Alguns Beneficios do Associado
Como funciona o processo?
1

Você envia suas dúvidas por formulário

2

Entramos em contato e agendamos uma reunião

3

Enviamos a proposta para você se associar

Entre em contato com a Sucesu