Saúde 5.0: Os avanços da medicina por meio da tecnologia

Veja neste artigo:

 

  • Mas o que é a Saúde 5.0? 

  • Por que a tecnologia é importante para a saúde?  

  • Como fica a segurança dos dados médicos?

  • Tendências 5.0 para a saúde

  • Os desafios da Saúde 5.0 

  • Queremos que você fique por dentro do que acontece no universo tecnológico

 

Os avanços tecnológicos estão transformando a área da Saúde há algum tempo, beneficiando médicos, enfermeiros e pacientes. Entender conceitos como o da Saúde 5.0 nos ajuda a compreender este momento tecnológico especial para a Medicina.

Recursos como a Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e a robótica trouxeram o paciente para o centro das atenções, além de mais efetividade e precisão para os diagnósticos e tratamentos.

Neste artigo, apresentamos o que é a Saúde 5.0, como a tecnologia está transformando a Medicina e os desafios para que esse conceito seja aplicado. Portanto, pegue um cafezinho e boa leitura!

Mas o que é a Saúde 5.0? 

 

A Saúde 5.0 é um conceito que propõe a próxima evolução da saúde e dos cuidados médicos. Este modelo caracteriza-se pela implantação maciça de tecnologia, trazendo uma visão de sistemas e dispositivos amplamente conectados, tornando o paciente o protagonista, centro das ações. 

Diferente da Saúde 4.0, fase atual da Medicina, a 5.0 permite monitorar e orientar pacientes, médicos e enfermeiros por meio de ferramentas altamente tecnológicas. 

Algumas das principais tecnologias incorporadas nesta fase, para a prestação de cuidados com a saúde, são:

  • Coleta de dados de pacientes, processos e equipamentos.

  • Tratamento e mensuração de informações.

  • Automação dos processos de saúde;

  • Digitalização.

  • Big Data.

  • Robôs.

  • Inteligência Artificial (IA).

  • Internet das Coisas (IoT).

  • Dispositivos médicos inteligentes.

Essas tecnologias coletam dados de forma mais precisa e abrangente sobre o real estado de saúde dos pacientes. Assim, podem ser realizados diagnósticos mais precisos e a promoção de tratamentos mais eficazes.

 

Por que a tecnologia é importante para a saúde

A Saúde 5.0 inova tendo como norte ofertar a melhor experiência possível para o paciente. Isso significa envolver mais os enfermos no cuidado da própria saúde e no controle dos seus tratamentos, por meio de tecnologias como aplicativos móveis e dispositivos de monitoramento, entre outras de health care.

Logo, esse conceito é importante por dar protagonismo ao paciente e criar um senso de autocuidado com a saúde, que não depende apenas dos conselhos de médicos e enfermeiros. É a tecnologia dando liberdade, autonomia e iniciativa para as pessoas

O paciente digital pesquisa e saberá mais sobre suas possibilidades e tratamentos, graças ao acesso facilitado às informações. A Saúde 5.0 permite uma maior humanização dessa área.

Além disso, ao incorporar novas tecnologias, é possível realizar uma assistência médica mais rápida, completa e segura. Com tratamentos eficazes, evita-se o risco de falhas humanas.

A implementação de tecnologias na área da Saúde também estimula o desenvolvimento de novos tratamentos e o crescimento do ramo. Além do mais, os processos são aperfeiçoados e os prognósticos passam a ter mais precisão.

Como fica a segurança dos dados médicos?

É preciso cuidar do armazenamento e trato dos dados médicos. Isso porque, durante o processo de digitalização, pode ocorrer o vazamento de informações ou a ação de hackers, por exemplo.

Logo, é preciso garantir a segurança dessas informações e a tecnologia pode auxiliar nisso. Por meio dela, é possível evitar que documentos sejam perdidos, diminuir o consumo de papel e o desgaste temporal sofrido pelas informações impressas. São ações como:

  • Armazenamento de dados e prontuários em nuvem.

  • Utilizar softwares de gestão hospitalar.

  • Estabelecer protocolos e uma cultura de sigilo.

Outra medida importante é restringir o acesso aos dados somente a pessoas autorizadas. Também pode ser facilitada a comunicação entre as equipes e otimizar os processos internos, aumentando a produtividade dos colaboradores. 

Implementar estratégias de segurança de dados médicos é mais uma etapa da Saúde 5.0. Assim, assegura-se a integridade e confidencialidade das informações, evitando não só vazamentos, mas também penalidades e danos à imagem da instituição.

Tendências 5.0 para a saúde

Como qualquer outra área impactada pelos avanços tecnológicos e pela inovação, é normal apontar tendências futuras. E com a Medicina não poderia ser diferente. 

Com o rumo tecnológico que o momento atual da Saúde 5.0 tem tomado, podemos indicar algumas ferramentas que impactarão, por bastante tempo, essa área: 

  1. Dispositivos inteligentes: biossensores, rastreadores e impressoras 3D, por exemplo.

  2. Internet das Coisas Médicas (IoMT): integração de diferentes dispositivos a sistemas, permitindo a troca de informações entre eles.

  3. Cloud computing: armazenamento de dados em nuvem.

  4. Big data: diagnósticos mais precisos por meio do cruzamento de informações e identificação de padrões.

  5. Telemedicina e realidade virtual: consultas a distância e o auxílio de realidade virtual para formulação de novos tratamentos.

  6. Robôs autônomos: automatização completa dos sistemas de rastreamentos, pedidos e a realização de procedimentos cirúrgicos.

Os desafios da Saúde 5.0

Apesar do otimismo e das inúmeras possibilidades para o futuro da Medicina com a Saúde 5.0, são muitos os desafios para que ela se torne uma realidade em toda a nossa rede hospitalar.

Um deles é qualificar os profissionais da saúde e as clínicas para utilizarem as novas tecnologias, haja vista que não adianta dispor dos equipamentos mais avançados, se não houver gente capacitada para usá-los.

Outro desafio é promover, de fato, investimentos maciços em tecnologia na área da Saúde. Neste quesito, o setor público está defasado e carece de investimentos e políticas públicas, para que a Saúde 5.0 se torne uma realidade em hospitais e clínicas estaduais e federais.

Portanto, Parcerias Público-Privadas (PPPs) podem ser feitas para diminuir o abismo entre o setor público e o privado, em termos tecnológicos. Garantir a segurança das informações médicas, para evitar ataques de hackers e vazamentos também é outro ponto.

Queremos que você fique por dentro do que acontece no universo tecnológico

A Sucesu Minas é uma sociedade anônima atuante e referência em inovação tecnológica em Minas Gerais. Promovemos as melhores práticas para a construção de um setor tecnológico mais próspero, colaborativo e desenvolvido.

Há 50 anos, realizamos eventos, debates e trocas de experiências voltadas para profissionais das áreas de Tecnologia e Inovação estarem sempre atualizados.

Por isso, estamos sempre atentos às novas tendências em tecnologia, trazendo os assuntos e as temáticas mais atuais para serem debatidas em nosso blog.

 

Portanto, continue lendo e acompanhando nossos artigos e, claro, fica o convite para você nos conhecer. Será um prazer tê-lo(a) conosco.

Blog

Você também pode gostar

Torne-se um associado

Seja um associado da Sucesu

Teremos muito prazer em responder a quaisquer perguntas que possa ter e ajudá-lo a determinar sua jornada com a Sucesu.

Alguns Beneficios do Associado
Como funciona o processo?
1

Você envia suas dúvidas por formulário

2

Entramos em contato e agendamos uma reunião

3

Enviamos a proposta para você se associar

Entre em contato com a Sucesu