Transformação digital nas empresas: entenda porque as startups são essenciais neste processo

Transformação digital nas empresas: entenda porque as startups são essenciais neste processo.

Compreender a cultura das startups e hubs, com seu empreendedorismo inovador, se torna algo essencial para a transformação digital e crescimento de empresas no mercado. Em paralelo, o avanço da tecnologia também vem, constantemente, mudando a forma das pessoas viverem o dia a dia, permitindo um desenvolvimento em âmbito global.

Acompanhe este texto e entenda a importância das startups para outras empresas e quais são suas principais características no mercado.

Qual a relação das startups com a transformação digital das empresas?

Nas empresas, são muitos processos organizacionais e demandas de gestão para cuidar. Com este cenário, estar antenado com todas as novidades da tecnologia e suas inovações acaba não sendo algo simples, além de também exigir conhecimentos sobre o campo e o aprimoramento de diversas habilidades técnicas, como marketing, funil de vendas, análise de dados, entre muitas outras.

Sendo assim, muitos negócios acabam ficando para trás enquanto outros possuem áreas focadas especificamente para as questões digitais. É aí que entra o papel das startups! Focadas na inovação, elas ajudam organizações de diferentes portes a identificarem insights, planejar novas oportunidades e, principalmente, colocar tudo em prática.

As startups são empresas novas no mercado e possuem o objetivo de desenvolver e aprimorar um outro modelo de negócio, provocando mudanças significativas dentro de seu campo de atuação, na maioria das vezes, voltada 100% para a tecnologia.

A importância das startups para as empresas

A transformação digital é um assunto presente em empresas de qualquer setor. É importante saber que não é algo para o futuro, mas sim uma necessidade do presente, para que os negócios possam prosperar. Vivemos em uma revolução tecnológica constante, onde as coisas vão ficando cada vez mais rápidas e recebemos muitas informações em menos tempo e de forma simples, impactando a sociedade.

Neste cenário, as pessoas também estão mudando seus comportamentos, sendo mais exigentes, principalmente quando o assunto é rapidez e facilidade. São diversos produtos, conteúdos e serviços disponíveis de maneira digital, algo que não existia até algum tempo atrás.

Durante a pandemia, a transformação digital nas empresas se intensificou ainda mais. Com o isolamento social, as organizações viram a necessidade de investir em sua presença digital, para continuar crescendo e trabalhando, deixando, por hora, o ambiente físico.

Ter canais de atendimento online e vender pela internet, por exemplo, são alguns dos principais pontos nesses tempos de crise. Por isso, as startups, com seu DNA de inovação, têm uma grande importância para todo esse cenário conturbado, oferecendo soluções para que os negócios tradicionais repensem seus modelos e explorem todo o potencial da tecnologia disponível no mercado.

Principais características das startups e hubs que contribuem para a cultura digital

Já sabemos que as startups e hubs atuam em prol da inovação dentro de outras empresas. Tudo parte de um pensamento disruptivo, para, assim, enxergar oportunidades em mercados já bem estabelecidos, como varejo, financeiro, educacional, entre outros.

Separamos as principais características da cultura das startups e hubs para te ajudar a compreender ainda mais todo esse processo: 

  • Oferta de serviços e soluções para outros negócios crescerem (mercado B2B).
  • O uso de tecnologia nas atuações, focando em modelos com custos mais acessíveis e que promovem a diminuição de cursos internos.
  • Estratégias criadas a partir de análise de dados, principalmente os comportamentos do público-alvo.
  • Busca por inovações a partir de um pensamento disruptivo.
  • Soluções de atuação em empresas de todos os portes, que facilitam métodos de trabalho.

Essas são algumas das principais características que fazem com que as startups sejam cada vez mais importantes para o mercado. Além disso, quatro pontos são essenciais para que a transformação digital nas empresas aconteça com êxito. Confira:

Planejamento: qualquer inclusão ou mudança de processo interno deve estar alinhada com a estratégia e planejamento da empresa.

Modelo de digitalização: é necessário optar por um modelo de digitalização ao desenvolver novas formas de trabalho, pensando, principalmente, no phygital e sua interação do online com o offline.

Organização: é necessário que toda a estrutura da equipe que conduzirá o processo de transformação digital esteja organizada.

Cultura digital: todo esse processo só acontecerá se a empresa tiver um pensamento focado na busca por inovações e novos caminhos na maneira de realizar seus negócios.

Conte com a Sucesu Minas para a sua transformação digital

Seja qual for a área de atuação, as empresas, sejam elas grandes ou pequenas, devem estar sempre atentas às tendências tecnológicas e às mudanças no comportamento de seus usuários.

Quais são as insatisfações dos clientes com os serviços disponíveis no mercado? A partir dessa pergunta, é possível identificar oportunidades para traçar novos caminhos ao seu negócio.

A Sucesu Minas é a sociedade de tecnologia mais relevante e atuante no estado de Minas Gerais e possui toda a estrutura necessária para auxiliar os novos e atuais empreendedores a alcançar o sucesso, com todas essas inovações e mudanças de mercado, aplicando a transformação digital em seus processos internos.

São mais de 50 anos de experiência no mercado mineiro, com as melhores práticas globais do setor, incluindo as iniciativas públicas e privadas, com muita dedicação e paixão pela tecnologia. Conheça os nossos serviços e fale com um dos nossos especialistas agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *