Nova tecnologia wi-fi consome 10 mil vezes menos bateria

Novo sistema de internet sem fio opera com velocidade menor e divide operações para diminuir consumo de bateria.


Um dos grandes inconvenientes de se utilizar conexões sem fio é o consumo da bateria. Pensando em facilitar a vida dos usuários de dispositivos conectados a esse tipo de rede, a Universidade de Washington, nos Estados Unidos, está desenvolvendo um sistema que gasta 10 mil vezes menos energia que os sistemas wi-fi convencionais e até mil vezes menos que tecnologias de transmissão de dados como o bluetooth.

A nova tecnologia recebeu o nome de “passive wi-fi” e é compatível com qualquer gadget conectado a redes sem fios. De acordo com o jornal acadêmico “UW Today”, embora as velocidades máximas atingidas pela conexão sejam inferiores às do sistema convencional de wi-fi – atingindo 11 megabits por segundo -, o passive wi-fi é até 11 vezes mais veloz que o sistema bluetooth.

O novo tipo de conexão, em linhas gerais, separa os processos digitais e analógicos numa transmissão de rádio, facilitando a solução do problema energético. Os processos digitais evoluíram muito mais rapidamente em termos de eficiência energética que os analógicos, criando o grande problema na hora de se processar os dados sem consumir demasiada energia. E é aí que a nova tecnologia faz a diferença.

O passive wi-fi contorna o problema centrando o componente analógico num dispositivo móvel que fica constantemente ligado à corrente elétrica. Dessa forma, a transmissão de dados analógicos é feita por um aparelho que não está no celular ou tablete, economizando a bateria dos dispositivos. O passo seguinte do processo é a produção dos pacotes de informação, que é feita com sensores de baixo consumo energético – esses sim instalados nos celulares.

O processo que antes era feito inteiramente pelos celulares, agora foi dividido em três partes. A primeira delas no celular, outra no sensor acoplado e a terceira no dispositivo ligado à corrente.  Dessa forma, além de se poupar a bateria de celulares, computadores, relógios e tablets, abre-se uma nova porta para a “internet das coisas” – que permitirá que eletrodomésticos e aparelhos que podem ser vestidos, os wearables, se comuniquem pelo wi-fi sem se preocupar com o gasto de energia.

Confira um vídeo explicativo em inglês: https://youtu.be/AZ-tISX-7Cw.

Blog

Você também pode gostar

Torne-se um associado

Seja um associado da Sucesu

Teremos muito prazer em responder a quaisquer perguntas que possa ter e ajudá-lo a determinar sua jornada com a Sucesu.

Alguns Beneficios do Associado
Como funciona o processo?
1

Você envia suas dúvidas por formulário

2

Entramos em contato e agendamos uma reunião

3

Enviamos a proposta para você se associar

Entre em contato com a Sucesu