Inteligência Artificial (IA) transformando o Agronegócio

A Inteligência Artificial (IA) trouxe inovações e melhorias que elevaram o Agronegócio para outro nível. As novas tecnologias transformaram a atuação dos agricultores, que passaram a ter um olhar mais atento não só para seus trabalhos, mas também para a comercialização delas.

 

Embora os benefícios trazidos por recursos e ferramentas tecnológicas sejam muitos, ainda existem muitos desafios para implementá-los.

 

Neste artigo , trazemos para você o que é Inteligência Artificial no Agronegócio , como também os impactos e desafios para a implantação dela no campo. Portanto, tire um tempo para você e continue esta leitura! 

Como é a Inteligência Artificial no Agronegócio? 

 

A Inteligência Artificial (IA) no Agronegócio corresponde ao conjunto de recursos e ferramentas que coletam, agrupam e processam dados para oferecer soluções que ajudem o agricultor na tomada de decisões. O objetivo é melhorar o desempenho da mão de obra e sua comercialização por meio da tecnologia.

Nesse sentido, são utilizados dispositivos e softwares fornecidos com sistemas computacionais inteligentes. 

Com essas ferramentas, é possível verificar padrões e fazer diagnósticos, em tempo real, por meio da coleta de um grande volume de dados. Já imaginou ter que realizar esse processo manualmente, como ainda era feito há décadas?

Por isso, a utilização de IA no Agronegócio tem sido cada vez maior. Com ela, os processos no campo passaram a ser automatizados e otimizados, evoluindo o relacionamento do agricultor com a terra e a sua produção.

Os primeiros passos da Inteligência Artificial no campo

Antes de mais nada, é bom lembrarmos do início da Inteligência Artificial na agricultura. Tudo começou com o uso do GPS para a demarcação de terrenos e para o piloto automático de máquinas e tratores.

Posteriormente, com o passar do tempo, novos recursos tecnológicos que utilizam a IA foram sendo incorporados no setor agrícola.

Hoje, diversas máquinas e equipamentos já contam com essa ferramenta para:

  • Coletar e processar informações.

  • Tomar decisões assertivamente.

  • Manejos agrícolas mais assertivos.

  • Propor soluções para o trabalho e comercialização da produção.

O que é possível com a IA na agricultura?

São muitas as possibilidades de utilização da Inteligência Artificial no Agronegócio. Além de trazer mais dinamismo para essa atividade, ela permitiu que os agricultores potencializassem a produtividade e eficiência das atividades agrícolas

Confira outras possibilidades trazidas pela IA para a agricultura:

Coleta de dados e imagens mais precisas

Utilizando drones e big data, é possível coletar dados e ter imagens mais precisas do terreno, em tempo real.

Ao cruzar as informações obtidas, é possível criar mapas de produtividade e monitorar a lavoura, fazendo prognósticos mais precisos.

Além disso, com o auxílio dos drones, é possível:

  • Controlar pragas, doenças e infestações de ervas daninhas na lavoura.

  • Identificar falhas no plantio e na irrigação das plantas.

  • Monitorar a saúde da plantação.

  • Economizar na compra de insumos e evitar o desperdício de água, fertilizantes e outros insumos. 

  • Saber onde é melhor aplicar defensivos agrícolas, sem prejudicar o meio ambiente. 

Munido dessas informações, o agricultor pode tomar decisões mais assertivas e melhorar o desempenho da fazenda. 

Agricultura de precisão

A adoção de sistemas baseados em Inteligência Artificial possibilitou o desenvolvimento de máquinas agrícolas inteligentes e autônomas. Esse é um reflexo do quanto as ferramentas da Agricultura de precisão se tornaram mais eficientes.

Equipados de robôs ou máquinas que utilizam a tecnologia de IA, pode-se ajustar automaticamente a aplicação de insumos agrícolas e gerenciar sistemas de irrigação, economizando água.

Além disso, essas inovações aumentaram a eficiência das lavouras, reduzindo (ou mesmo dispensando) a necessidade do trabalho manual na colheita.

Previsão meteorológica

Para o setor do Agronegócio, é fundamental acompanhar e monitorar as mudanças climáticas. Isso porque o excesso ou a escassez de chuvas e grandes variações de temperatura, ou vento, influenciam diretamente na saúde de plantas e animais.

Por isso, com o tempo surgiram softwares e plataformas que, com o auxílio do GPS, acompanham em tempo real as mudanças do clima. Eles cruzam informações, analisam imagens e trazem possibilidades para se adaptar a diferentes cenários.

Contudo, além dessas inovações, outra novidade no campo é a utilização de sensores. Por meio deles, o produtor define quais os melhores parâmetros para cada situação. Entre eles, podemos citar: temperatura, umidade relativa do ar e do solo, quantidade de chuvas, entre outros.

Promover uma agricultura sustentável

Vivemos uma época em que o cuidado com o meio ambiente e as mudanças climáticas são o norte da maioria das atividades econômicas. E o Agronegócio não podia ficar de fora dessa.

Com a utilização de maquinário equipado com sistemas baseados em IA, ficou mais fácil reduzir os desperdícios de recursos naturais, como a água, e administrar melhor a aplicação de defensivos agrícolas.

Em outras palavras, a tecnologia ajuda a diminuir os impactos ambientais das atividades agrícolas, reduzindo os custos e aumentando a produtividade.

Os impactos da Inteligência Artificial no campo

Um dos principais impactos da Inteligência Artificial no Agronegócio foi transformar o relacionamento do homem com a terra, trazendo possibilidades reais de implantação de uma agricultura mais eficiente, automatizada e sustentável .

Além disso, elevou as atividades agrícolas a um alto patamar de produtividade e desenvolvimento . Com a IA , a agricultura virou palco de investimentos científicos e de computação. 

Tanto que, atualmente, muitas são as startups trabalhando para esse setor, oferecendo diversas soluções de softwares, máquinas, gestão de dados, big data, Internet das Coisas (IoT), entre outras.

Por fim, podemos dizer também que há um impacto que vai muito além, para o futuro. Que a Inteligência Artificial será uma porta de entrada para o desenvolvimento de novas tecnologias , que tornarão o campo ainda mais eficiente.

Desafios da implantação da Inteligência Artificial no campo

Porém, apesar dos muitos avanços e benefícios trazidos pela IA para o Agronegócio , ainda são muitos os desafios para a adoção total dela no campo.

Em primeiro lugar, o alto investimento financeiro é o primeiro entrave. Isso porque nem todos os agricultores dispõem da mesma realidade financeira para investir em novas tecnologias. E isso vale tanto para investir em maquinário quanto em serviços prestados por empresas terceirizadas.

Outro ponto importante é a falta de conexão à internet em muitas áreas rurais . Para que máquinas e softwares de Inteligência Artificial funcionem, é necessária uma boa conectividade de dados móveis. Sem ela, fica totalmente inviável implementá-las.

Por último, apesar da falta de capacitação para utilizar as ferramentas básicas de IA . Inclusive, de acordo com um levantamento da Embrapa, 40,9% dos agricultores brasileiros alegam não usar essas tecnologias devido à falta de conhecimento para o uso ou mesmo sobre a existência delas.

Com a Sucesu Minas, você está sempre atualizado sobre o universo tecnológico

Há 50 anos, a Sucesu Minas é referência em inovação tecnológica em Minas Gerais, promovendo as melhores práticas para a construção de um setor tecnológico mais próspero, colaborativo e desenvolvido.

Todos os anos, promovemos eventos, debates e trocas de experiências para qualificar ainda mais os profissionais das áreas de Tecnologia e Inovação.

Trazemos também os assuntos e as temáticas atuais mais do setor tecnológico para serem debatidas em nosso blog. Portanto, aqui, você está sempre bem informado e atualizado.

Continue lendo e acompanhando nossos artigos e, claro, fica o convite para você nos conhecer. Será um prazer tê-lo(a) conosco.

Blog

Você também pode gostar

Torne-se um associado

Seja um associado da Sucesu

Teremos muito prazer em responder a quaisquer perguntas que possa ter e ajudá-lo a determinar sua jornada com a Sucesu.

Alguns Beneficios do Associado
Como funciona o processo?
1

Você envia suas dúvidas por formulário

2

Entramos em contato e agendamos uma reunião

3

Enviamos a proposta para você se associar

Entre em contato com a Sucesu