3 dicas para quem deseja iniciar uma carreira na área de tecnologia

3 dicas para quem deseja iniciar uma carreira na área de tecnologia

A evolução na área de tecnologia progrediu rapidamente nos últimos anos e o resultado disso é um mercado muito mais competitivo. Diante desse avanço, aumentou a escassez de talentos e a demanda por profissionais capacitados. 

 

Nesse contexto, a Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação (TI) e Comunicação e de Tecnologias Digitais) revela que o déficit de profissionais de TI deve chegar a mais de 500 mil no Brasil até 2025. 

 

Assim, as empresas procuram cada vez mais profissionais de TI para dar continuidade aos negócios. Isso significa que, além de um universo com diversas possibilidades de atuação, há um um mercado repleto de vagas abertas para quem deseja trabalhar em tecnologia. 


Neste material, vamos mostrar algumas razões vantajosas e dicas para você iniciar a carreira em tecnologia. Acompanhe.

 

Por que trabalhar com tecnologia da informação? 

 

A área de tecnologia vive uma constante transformação que oferece muitas oportunidades de crescimento para a carreira profissional. Além disso, como dito antes, este setor tem um mercado extremamente competitivo que enfrenta escassez de talentos. 

 

Há muitas razões vantajosas para trabalhar em tecnologia, seja para um jovem no início da carreira ou para alguém com anos de experiência em outro setor que decidiu buscar novos ares, salários e aprendizado.

 

Além da remuneração, os profissionais que trabalham em tecnologia têm a oportunidade de atuar remotamente em diferentes áreas, como em desenvolvimento de softwares, programação, análise de dados e de redes, entre outros. 

 

É importante ressaltar que o setor de tecnologia não precisa apenas de desenvolvedores e programadores, mas também de designers gráficos, profissionais de RH, gerentes de projeto, profissionais de marketing, redatores, entre diversas outras áreas de atuação conectadas. 


Veja outros benefícios que mostram como trabalhar com tecnologia é vantajoso: 

 

  • Mercado em expansão.

  • Carreiras com bons salários iniciais.

  • Setor em constante evolução. 

  • Amplas áreas de atuação. 

  • Retorno financeiro.

  • Alto índice de empregabilidade 


Esse conjunto de aspectos gera interesse no setor. Contudo, muitas pessoas encontram entraves na hora de dar o primeiro passo. Veja a seguir algumas orientações essenciais para iniciar a carreira em tecnologia. 

 

Dicas para iniciar a carreira em tecnologia

 

Primeiro, é importante registar que não há de fato um estágio preliminar estabelecido para iniciar uma carreira em tecnologia. Porém, algumas diretrizes podem guiar os profissionais a um caminho mais assertivo. 

 

Confira três dicas essenciais para começar sua carreira em tecnologia da informação:

 

1. Escolher uma área de atuação e estudar bastante

Como trabalhar com tecnologia não é sobre ter apenas uma função, é importante escolher um segmento para nortear os estudos. Mesmo que o profissional tenha outra carreira, dar continuidade ao aprendizado relacionado à área é essencial para ter sucesso neste universo. 

 

2. Focar em soft skills

Soft skills são as capacidades pessoais básicas que permitem se desenvolver bem no trabalho, como comunicação eficaz, liderança, gestão de projetos, entre outras. Na área de Tecnologia, as habilidades técnicas não são as únicas importantes, pois há situações adversas que exigem flexibilidade, capacidade de aprendizagem e resiliência. 

 

3. Domínio do idioma inglês

Neste mundo repleto de termos, códigos e infraestruturas de computação em inglês, dominar esse idioma é importante para que os profissionais possam compartilhar e entender corretamente as linguagens de programação. Além disso, a fluência da língua inglesa aumenta as possibilidades de conseguir um cargo em empresas internacionais. 

 

É claro que há uma série de medidas, cursos e treinamentos disponíveis para cada área de atuação. Contudo, essas são indicações que ajudam a nortear quem deseja iniciar na carreira de tecnologia. 

Conclusão

 

À medida que o setor cresce, aumenta a demanda por especialistas. Entretanto, é importante ter em mente que iniciar uma nova carreira em TI requer muito estudo. Além disso, o networking também é crucial para fazer conexões com especialistas que ajudam a indicar um melhor caminho. 

 

A Sucesu Minas é a mais relevante e atuante sociedade de tecnologia de Minas Gerais, fomentando o mercado mineiro com as melhores práticas globais do setor, incluindo as iniciativas públicas e privadas, e pode ajudar você a ingressar no mundo da TI. 

Blog

Você também pode gostar

Torne-se um associado

Seja um associado da Sucesu

Teremos muito prazer em responder a quaisquer perguntas que possa ter e ajudá-lo a determinar sua jornada com a Sucesu.

Alguns Beneficios do Associado
Como funciona o processo?
1

Você envia suas dúvidas por formulário

2

Entramos em contato e agendamos uma reunião

3

Enviamos a proposta para você se associar

Entre em contato com a Sucesu