Como a tecnologia do 5G pode transformar o Agronegócio

O Agronegócio é uma das atividades econômicas mais importantes, rentáveis e diversificadas da economia brasileira. Assim como outros ramos, ele se transformou drasticamente com a adoção de novas tecnologias, como o 5G.

Ao avançar em direção à transformação digital e usar dispositivos inovadores, esse setor ampliou suas possibilidades, passou a explorar novos mercados e se tornou mais competitivo.

Se você deseja saber mais sobre o impacto de tecnologias e inovações, como o 5G, e como elas transformaram o Agronegócio, continue esta leitura. Temos certeza de que este artigo ajudará a esclarecer várias questões para você!

O que é o 5G?

O 5G corresponde a quinta geração de uma tecnologia para redes móveis e banda larga, superando as gerações anteriores 3G e 4G. Esse tipo de tecnologia começou a ser implantada no mundo a partir de 2018, fornecendo conectividade para a maioria dos dispositivos atuais.

O objetivo do 5G é:

  • Oferecer uma conexão mais estável e veloz.

  • Com baixa latência.

  • Capaz de conectar o maior número de aparelhos em uma só rede, com uma cobertura maior de regiões. 

Por exemplo, comparando as velocidades de conexão, fica muito clara a diferença. 

Enquanto a rede 4G tinha uma velocidade média de conectividade de 33 Mbps (que equivale a 1 milhão de bits por segundo), a 5G pode chegar até 10 Gbps (quase 1 bilhão de bits por segundo). Ou seja, o 5G é 100 vezes mais rápido que a conexão 4G.

Para o pleno funcionamento e a fim de garantir a eficiência de dispositivos inteligentes e recursos como a Inteligência das coisas (IoT) e a Inteligência Artificial (IA), a tecnologia foi uma virada de chave.

5G: conectividade transformando o Agronegócio 

A tecnologia 5G trouxe soluções para diferentes demandas e desafios, atuais e futuros, do Agronegócio. Com uma conexão ultrarrápida, é possível automatizar processos relacionados à lavoura, colheita e ao transporte de produção e animais, trazendo maior segurança e agilidade.

Além disso, a rede 5G, trabalhando em conjunto com a Inteligência Artificial (IA), permite a implantação de sistemas de monitoramento de agricultura e pecuária mais precisos. Assim, otimiza-se a utilização de recursos preciosos, como a água, ração, os fertilizantes e pesticidas, evitando desperdícios.

Essa tecnologia de dados móveis traz mais precisão de informações, possibilitando a coleta e a análise, em tempo real, de dados sobre o solo, clima, a produção e saúde dos animais. Fazer esse acompanhamento aumenta a eficiência da produção e previne desastres futuros.

Sistemas inteligentes de rastreabilidade também utilizam o 5G, viabilizando para o produtor acompanhar a jornada dos seus produtos, da colheita até o consumidor final.

O Agronegócio passou a experimentar novos modelos de negócios, com a utilização da tecnologia 5G, aumentando os lucros do setor e reduzindo as perdas.

Os desafios da tecnologia enfrentados no campo

Apesar dos muitos avanços e benefícios trazidos ao Agronegócio por tecnologias, como o 5G, ainda existem desafios a serem superados.

Um deles é a falta de visão de alguns produtores que ainda resistem em adotar e investir em tecnologia e inovação.

Outro problema é a ausência do básico para o homem do campo. Muitas vezes falta acesso à energia elétrica e à internet em zonas rurais mais afastadas. Logo, para que a tecnologia 5G comece a beneficiar a vida de mais pessoas, é preciso investir na construção de novas torres de transmissão e infraestruturas de suporte.

Porém, esse processo pode ser longo e demorado. Por último, temos a questão da segurança da informação. Com tantos dados importantes e sensíveis, é necessário garantir processos e ferramentas de trato, cuidado e manipulação dessas informações, para que não ocorram vazamentos ou perdas.

O impacto da tecnologia e inovação do 5G no agronegócio

Tecnologias como o 5G tornaram o Agronegócio mais conectado, assertivo e integrado. As tomadas de decisões passaram a ser mais assertivas e confiáveis, os investimentos em maquinários maior e a lucratividade aumentou significativamente.

Um ótimo exemplo disso é a utilização de drones para o monitoramento de regiões, semeadura ou aplicação de pesticidas. Com essas inovações, surgem novos postos de trabalho e novos processos são incorporados.

Além disso, a tecnologia tem criado um efeito reverso em termos de movimentações migratórias. Com um campo cada vez mais digital, muitas pessoas têm optado por sair da cidade para morar no campo, seja para ter mais qualidade de vida ou novas oportunidades profissionais.

Conheça a Sucesu Minas e fique sempre por dentro do universo tecnológico

Há 50 anos, a Sucesu Minas promove as melhores práticas para a construção de um setor tecnológico mais próspero, colaborativo e desenvolvido.

Somos uma sociedade anônima atuante e referência em inovação tecnológica em Minas Gerais, promovendo eventos, debates e trocas de experiências voltadas para profissionais das áreas de Tecnologia e Inovação.

Estamos sempre atentos às novas tendências em tecnologia, trazendo os assuntos e as temáticas mais atuais para serem debatidas em nosso blog.

 

Continue lendo e acompanhando nossos artigos e, claro, fica o convite para você nos conhecer. Será um prazer tê-lo(a) conosco.

Blog

Você também pode gostar

Torne-se um associado

Seja um associado da Sucesu

Teremos muito prazer em responder a quaisquer perguntas que possa ter e ajudá-lo a determinar sua jornada com a Sucesu.

Alguns Beneficios do Associado
Como funciona o processo?
1

Você envia suas dúvidas por formulário

2

Entramos em contato e agendamos uma reunião

3

Enviamos a proposta para você se associar

Entre em contato com a Sucesu